Jeans e blazer: 6 dicas para acertar nessa dupla imbatível

Oscar Wilde, um dos maiores frasistas da história, certa vez disse que um homem “jamais poderia estar excessivamente bem-vestido”.

Apesar de ser uma frase de efeito, as coisas não são bem assim na prática. Usar terno num ambiente casual pode deixá-lo deslocado e até desconfortável. Como se destacar, então, sem cair no exagero?

Os americanos têm uma expressão que resolve bem essa questão: smart casual. Em português seria algo como “casual esperto”, um meio-termo entre o traje formal e o casual, com elementos de ambos.

Um símbolo desse estilo é misturar jeans e alfaiataria, uma dupla que funciona extraordinariamente bem junta. Eis algumas dicas para ajudá-lo a combinar blazer e calça jeans:

QUANDO USAR?

Reprodução / Pinterest

Reprodução / Pinterest

A primeira pergunta (e mais importante) é quando usar blazer e jeans? Essa é uma combinação flexível que funciona bem em praticamente qualquer ocasião.

Festa? Sim. Escritório? Sim. Hamburgueria? Sim. Você estará estiloso tanto em ambientes sofisticados quanto populares. Mas tome cuidado, pois não é um substituto do terno. Se a ocasião pede traje formal, jogue seguro.

BLAZER CLARO OU ESCURO?

Instagram / @thepacman82

Instagram / @thepacman82

Você pode apostar num blazer escuro, claro ou estampado — e ficará estiloso em qualquer um. O preto requer certo cuidado, porque traz um ar mais formal. Se você errar na mão, pode dar a impressão de que você pegou a paletó do seu terno e improvisou com a calça jeans.

É mais seguro investir no chumbo ou azul-marinho em seu lugar. Para situações diurnas, os modelos claros são uma ótima opção.

SAPATO OU TÊNIS?

Reprodução / Pinterest

Reprodução / Pinterest

Hoje em dia dá para usar tênis com alfaiataria e ficar estiloso; ninguém vai olhar para você e achar que foi desleixo. Se alguém pensar isso é porque ele, sim, precisa se atualizar.

Um modelo particularmente em alta? O tênis branco, de preferência usado com as chamadas “meias invisíveis”, que não aparecem. Você pode dobrar a calça até deixar o tornozelo à mostra.

Mas voltando à discussão, é melhor usar sapato ou tênis? Caso você queira acrescentar uma dose de formalidade ao look, aposte no sapato. A cor marrom funciona particularmente bem com jeans. Caso deseje ficar mais casual, invista no tênis mesmo — ou num belo par de botas, quem sabe?

CAMISA OU CAMISETA?

Reprodução / Pinterest

Reprodução / Pinterest

Depende da imagem que você quer passar. A camiseta traz um ar mais descolado e moderno, enquanto a camisa te deixa mais elegante e sofisticado. Mas no final das contas, ambas ficam boas com jeans e alfaiataria. É apenas uma questão de gosto.

COM OU SEM GRAVATA?

Instagram / @thepacman82

Instagram / @thepacman82

Como já comentei antes, a dupla jeans + alfaiataria não substitui terno em ocasiões formais. Nem mesmo se você usar uma gravata junto. Então este aqui é um acessório opcional.

Mas ele pode funcionar muito bem se você quiser inserir um elemento diferencial ao look, deixando-o um pouco mais sério. Lembre-se de escolher um modelo slim, que casa melhor com a modernidade do blazer com calça jeans. E que tal experimentar um prendedor de gravata?

SLIM FIT OU CORTE TRADICIONAL?

Reprodução / Instagram

Reprodução / Pinterest

Aqui não tem discussão: invista num modelo slim fit. Você pode ter um blazer maravilhoso, uma calça sensacional — mas se o caimento deles ficar ruim no seu corpo, de nada vai adiantar. É fundamental fazer o ajuste na peça, seja na loja ou num alfaiate de sua confiança. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso vai fazer toda a diferença no resultado final.

VÍDEOS EM DESTAQUE