Afinal, o CrossFit oferece risco à integridade física?

De 22 a 27 de julho aconteceu o CrossFit Games 2014, na Califórnia, evento que determina o homem e a mulher mais em forma do mundo. Se você não sabe o que é CrossFit, então pare tudo, leia esse texto e volte depois.

Essa modalidade esportiva procura trabalhar o corpo todo com exercícios dinâmicos e está bastante em moda atualmente. O problema é que, por conta da intensidade dos exercícios, muitos se perguntam – e alguns até afirmam – que o CrossFit é perigoso por oferecer muitos riscos à integridade física de quem pratica.

Por isso, hoje decidimos esclarecer esse ponto e mostrar se esses perigos tão comentados realmente existem ou não.

Quais são as lesões mais comuns?

As lesões mais comuns no CrossFit acontecem nas articulações dos ombros, devido aos movimentos que exigem grande estabilização e força (como os movimentos vindos do levantamento olímpico e da ginástica), e na lombar, devido a queda de qualidade na execução de alguns movimentos por conta da fadiga, como o terra, arranco, arremesso, etc.

Por que elas acontecem?

Essas lesões não são causadas pelo CrossFit, mas sim pela execução inadequada dos movimentos. Como essa modalidade trabalha com movimentos funcionais em alta intensidade, é difícil manter uma execução perfeita durante todo o treinamento, principalmente para iniciantes. É nesse momento que as pequenas lesões ocorrem.

Elas são mais comuns em pessoas que não estão acostumadas a exercícios de alta intensidade?

Essas lesões não são características somente daqueles que praticam CrossFit. É possível observar os mesmos problemas em pessoas que realizam musculação tradicional e fazem os movimentos de maneira incorreta. Podemos dizer que essas lesões ocorrem mais pela falta de orientação e/ou insistência da pessoa em realizar o movimento com cargas inadequadas, técnicas inadequadas, etc.

Como preveni-las?

A melhor forma de prevenir lesões é realizar um trabalho de base adequado. Os movimentos do crossfit requerem grande estabilização do tronco e mobilidade, por isso é necessário desenvolver essas capacidades em conjunto com o treinamento. Além disso, é necessário enfatizar que não é somente a prática dos WOD (parte principal do treino do crossfit) que vai levar você a ser um atleta melhor – é necessário o treino da técnica dos movimentos, que é fundamental para garantir uma prática saudável e efetiva.

Como os treinadores ajudam os alunos?

A ideia por trás do CrossFit e que faz com que ele seja um sucesso, é que, além de ser um programa de treinamento, é também uma competição. Isso faz com que seja possível comparar seu tempo em um treino com o tempo de outra pessoa, para, dessa forma, determinas quem está mais “em forma”. Os limites do treinamento devem estar relacionados às questões posturais, sempre prezando pela boa execução e, eventualmente, pelo excesso de treinamento. Como em qualquer esporte, no CrossFit o treinador deve impor os limites aos alunos.

Quais as recomendações para quem quer começar a treinar e para quem já está treinando?

Os box (academias de CrossFit) estão começando a espalhar-se pelo Brasil. Minha maior sugestão é que você procure ou uma dessas academias ou um profissional de educação física que trabalhe com treinamento funcional. Ele com certeza estará habilitado a lhe ensinar os movimentos utilizados no CrossFit.

Deseja acrescentar alguma informação?

Não existe esporte lesivo. Portanto, o CrossiFt não leva a lesões, mas sua prática incorreta sim.

Um fator muito importante, principalmente para quem não frequenta em um box, nos treinos sempre existe uma carga “pré-estipulada”, por exemplo, realizar 21-15-9 Terra (100kgs) e flexões em parada de mão, chamado pelos crossfiters de DIANE. Mas o conselho é: nunca comece realizando o treino com a carga total (nesse exemplo os 100kgs).

É necessário que você pratique o exercício por um período de tempo antes de “pegar pesado” para educar seu corpo aos movimentos específicos. Depois que treinou o suficiente, escolha uma carga condizente com suas condições, que pode ser desde somente a barra até mais do que 100kgs, e manda bala.

Treinando com inteligencia além de obter melhores resultados, você vai ficar livre de lesões e se divertir mais com o treinamento.