Colete puffer masculino: 9 dicas para usar

Aqui em nossa coluna de moda masculina, já falamos anteriormente sobre o colete social masculino e a jaqueta puffer. Hoje é dia de fazer um crossover entre as duas peças. Você já ouviu falar no colete puffer?

Como o nome já diz, trata-se de um colete — ou seja, não tem mangas — que possui gomos acolchoados entre as costuras, proporcionando volume a ele.

É uma peça muito estilosa e versátil para usar nos meses de frio. Então aproveitando que o inverno chegou de vez ao Brasil, veja algumas dicas para incorporar o colete puffer ao seu look.

1# COSTURAS HORIZONTAIS VS LOSANGO

Os modelos mais tradicionais são aqueles que trazem costuras horizontais ou no formato de losango. Não há contra-indicação para nenhum deles. Pode apostar sem medo nos dois — desde que não juntos, claro! Rs.

2# APOSTE EM CORES NEUTRAS

Como já falamos no texto da jaqueta puffer, os gomes acolchoados são chamativos, então o ideal é balancear essa característica apostando em cores neutras para a peça. O azul-marinho é infalível. Ou, então, preto, verde-militar, bege e chumbo. Tá afim de ousar um pouco? O vinho pode ser uma opção interessante.

3# CAMISETA DE MANGA COMPRIDA

Se o tempo não estiver muito frio, você pode usar o seu colete puffer com camiseta. Funciona com a de manga curta? Até que sim, mas não sou fã dessa combinação, por fica meio fora de contexto. Se a temperatura está quente a ponto de você ficar com os braços de fora, para que usar colete? Então sugiro a de manga comprida. E que tal uma gola henley para criar um visual rústico? Fica sensacional.

4# EM CIMA DO SUÉTER

A temperatura caiu? Então você pode acrescentar um suéter ao look. O cinza-claro é perfeito para essa combinação. O visual fica mais harmônico quando o colete tem um tom mais escuro do que a peça de baixo, não o contrário.

5# COM CAMISA SOCIAL OU DE FLANELA?

Tem gente que usa colete puffer com camisa social. Eu, particularmente, não gosto dessa dupla. Mas se você apostar numa camisa xadrez de flanela, aí o papo é outro. Dá um aspecto de lenhador, que está em alta há alguns anos.

6# QUE TAL UMA BOTA NOS PÉS?

Para os pés, nada melhor do que uma belíssima bota, para trazer ainda mais rusticidade ao look. Aí você pode escolher de acordo com sua preferência: chelsea, coturno, desert, yellow… As opções vão muitas!

7# BLAZER DE SARJA

Uma excelente maneira de se manter quente em dias de inverno é utilizando a técnica das camadas. A jaqueta puffer funciona muito bem nestas combinações. Você pode colocar um blazer de sarja por cima (ou por baixo) que o resultado fica demais.

8# E A CALÇA?

Em relação à calça, você pode apostar numa jeans ou de sarja, de preferência de tonalidades escuras, porque combinam mais com o frio. Mas se você quiser, às vezes, usar um tom mais claro, não tem problema também.

9# ABERTO, FECHADO OU PELA METADE?

Se você estiver no dilema entre usar o seu colete puffer aberto, fechado ou pela metade, não precisa se preocupar: todas essas opções funcionam bem no look, seja nos modelos com zíper ou com botões frontais. Aí vai do gosto pessoal — e, claro, do clima. Porque se estiver frio, é sempre melhor deixar fechadinho, para esquentar o corpo.

VÍDEO EM DESTAQUE