Como parar de procrastinar? 5 dicas simples e eficazes

Estava eu analisando um tempo atrás os gatilhos mentais que me impediam de concluir algum trabalho, do mais simples ao mais complexo.

Quando me dei conta, estava lendo algumas matérias sobre a procrastinação.

Sim, ela mesma. Aquela que faz com que olhemos as redes sociais em vez de trabalhar. Aquela que torna qualquer distração mais interessante do que a tarefa que temos que concluir.

Decidi, então, buscar algumas dicas sobre como evitar a tal procrastinação.

Mas antes, vou falar um pouco sobre o que acontece com o nosso cérebro quando ocorre esse fenômeno.

POR QUE PROCRASTINAMOS?

Segundo uma pesquisa neurocientífica, existem dois fatores de suma importância que desencadeiam a procrastinação.

➤ O primeiro ocorre no sistema límbico, que é conectado com a parte cerebral que controla o prazer. Esse sistema tem o defeito de apenas ligar para prazeres imediatos.

➤ O segundo é no córtex pré-frontal, que de certa forma tenta controlar as vontades e ambições do sistema límbico. É ele quem faz os planos a longo prazo.

O problema do córtex pré-frontal é que ele cansa rápido, fazendo assim com que as vontades do sistema límbico muitas vezes tomem conta do nosso cérebro, causando assim a procrastinação.

Deu para entender? Agora, sem mais delongas, vamos às dicas:

1# DIVIDA A TAREFA EM PEQUENAS PARTES

Em vez de pensar no monstro de sete cabeças que precisa ser concluído, divida sua tarefa em pequenas partes e vá fazendo aos poucos, para que assim seu cérebro não ache tão difícil realizar o que precisa.

2# FAÇA UMA LISTA E COLOQUE PRAZO

Listar as suas tarefas e atividades vai te deixar mais consciente do que é necessário ser feito; e colocar um prazo vai te deixar desconfortável se não fizer.

3# FUJA DAS DISTRAÇÕES

Tente fugir ao máximo das distrações cotidianas. Uma dica útil é ficar longe do celular enquanto conclui sua tarefa. Deixe ele no modo avião ou carregando longe de você. Sendo assim, o tempo que gastaria olhando as redes sociais vai ser gasto de maneira útil no trabalho.

4# VISUALIZE O FUTURO

Estudar ou jogar videogame? Quando você estiver neste dilema, faça um exercício simples. Imagine-se daqui 5 anos. Num cenário você jogou videogame sempre que teve chance; no outro optou por estudar ou fazer academia. Agora reflita sobre em qual estará melhor de vida. Não é difícil saber, né?

5# DESENVOLVA BONS HÁBITOS

Como pudemos ver, o sistema límbico vai tentar sabotar você o máximo possível para que dê atenção ao prazer momentâneo e se divirta em vez de fazer o que precisa. Como derrotar essa tentação? Com disciplina. E como desenvolvê-la? Adquirindo bons hábitos.

Segundo estudos, depois de 66 dias realizando uma tarefa, você faz dela um hábito. Use todas as suas energias nesse período para não sucumbir à recompensa do prazer imediato. Depois disso vai ficar mais fácil.

VÍDEOS EM DESTAQUE