linguagem corporal confiante

Linguagem corporal: 9 dicas para transmitir autoconfiança

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Como ter uma boa linguagem corporal? Existem algumas pessoas que parecem transmitir uma autoconfiança natural e inabalável. Elas costumam se destacar na carreira, nas relações amorosas e em qualquer situação social possível. Mas para a maior parte de nós, nem sempre é fácil agir com uma postura confiante na frente dos outros. A boa notícia? Todo mundo pode desenvolver a sua confiança. E um dos primeiros passos é mudar a sua linguagem corporal.

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL

Pode parecer apenas um detalhe, mas não se engane: o efeito é tremendo. Em primeiro lugar, com a postura correta, você transmitirá sinais que vão construir uma imagem mais positiva para os outros, trazendo vários benefícios às suas relações interpessoais. Além disso, estudos já provaram que a linguagem corporal influencia (e muito) a ação do cérebro. Se você se porta fisicamente como um líder, o cérebro age de acordo. Então sem mais delongas, senhores, eis 9 dicas para demonstrar confiança com seus gestos:

1# MANTENHA A POSTURA ERETA

linguagem corporal masculina confiante

Vamos começar pelo básico. Manter uma postura ereta, com os ombros alinhados e não curvados para a frente, é o primeiro passo para ter uma boa linguagem corporal. Se você ficar todo torto, vai passar uma imagem desleixada e acanhada. Isso vale para quando você está em pé ou sentado também.

2# QUEIXO PARA CIMA E OLHAR PARA FRENTE

linguagem corporal masculina confiante

Agora que você ajeitou as costas e os ombros, é hora de cuidar da cabeça. Mantenha seu queixo para cima – sem exagerar, obviamente – em vez de deixá-lo apontando para baixo. As pessoas confiantes não ficam olhando para o chão e, sim, para frente.

3# NÃO CRUZE OS BRAÇOS

linguagem corporal masculina confiante

Esse é um gesto clássico que as pessoas fazem quando estão desconfortáveis com uma situação: cruzar os braços, o que é uma posição defensiva. Evite fazer isso.

4# GESTICULE COM AS MÃOS

linguagem corporal masculina confiante

Gesticular com as mãos vai ajudá-lo a se expressar melhor e, além disso, passará um ar expansivo. Uma curiosidade? Um estudo descobriu que, durante a fala, líderes carismáticos gesticulam quatro vezes mais com as mãos do que pessoas normais.

5# SORRIA BASTANTE

linguagem corporal masculina confiante

Ah, o sorriso… Esse é um gesto poderoso para mostrar aos outros que você é um cara confiável, sociável e agradável. Afinal, se você é um cara confiante e de bem com a vida, por que estaria com a cara fechada?

6# TENHA UM APERTO DE MÃO FIRME

linguagem corporal masculina confiante

Já fizemos um texto aqui no El Hombre especificamente sobre a arte do aperto de mão. O ideal é não ser nem muito forte (a ponto de intimidar as pessoas) tampouco muito fraco (para você não parecer inseguro). A chave é encontrar o equilíbrio ideal de firmeza.

7# EVITE GESTOS DE INQUIETAÇÃO

linguagem corporal masculina confiante

Ficar batucando com os dedos – ou balançando os pés quando está sentando, ou coçando o rosto enquanto fala, etc – são sinais clássicos de nervosismo, ansiedade e inquietação. Mostre que você é seguro de si evitando esses gestos.

8# FAÇA CONTATO VISUAL

linguagem corporal masculina confiante

Fugir do contato visual é um indicador de insegurança. Mas se você exagerar, por outro lado, vai parecer agressivo, tentando intimidar as pessoas. O segredo está no meio-termo. Especialistas sugerem olhar diretamente no olho do outro em torno de 50% do tempo da conversa. Uma técnica que eles sugerem é imaginar um triângulo no rosto da pessoa — olho esquerdo, olho direito e boca — variando seu foco entre estes três pontos a cada alguns segundos.

Claro, é absolutamente normal dar algumas olhadas para longe durante a conversa, mas sempre com a expressão de quem está tentando lembrar de algo ou refletindo sobre o tema. Tome cuidado para não passar um ar de desinteresse.

9# INSPIRE-SE EM PESSOAS CONFIANTES

linguagem corporal masculina confiante

Para finalizar as nossas dicas, uma ideia bacana é observar pessoas confiantes que você admira — podem ser personagens de séries/filmes como Harvey Specter, de “Suits”, ou personalidades reais como David Beckham — e reproduzir alguns de seus hábitos gestuais.

BÔNUS: APOSENTE OS MANEIRISMOS VERBAIS

Esse item aqui não diz respeito exatamente à linguagem corporal e, sim, à verbal. Mas é tão importante que decidimos colocar na matéria mesmo assim. Maneirismos como terminar toda afirmação com “né?” ou inserir várias pausas com “ah…” no meio das frases não condizem com uma atitude confiante.