Senhores, hoje estou aqui para falar do poder dos 30 minutos. Quando olhamos para este número isoladamente, pode não parecer muito. Estudar por 30 minutos, uma única vez, não fará de você um especialista no assunto. Malhar por 30 minutos não vai definir o seu corpo. Praticar um hobbie por 30 minutos não te fará bom naquilo. Mas é aí que entra a força do hábito. Quando você dedica modestos 30 minutos todos os dias a uma atividade, seja ela qual for, olha o resultado:

  • Semana: 3h30
  • Mês: 15h
  • Ano: 182h

Imagine os resultados que você pode alcançar com 182 horas de prática. Se for de estudo, você vai dominar o tema. Se for de esportes, você terá o corpo que sempre desejou. (Desde que também se alimente bem, claro.) Se for praticando um hobbie, você vai progredir de iniciante para avançado. E tudo isso com apenas meia hora por dia.

“Ah, mas leva muito tempo para os resultados aparecerem, Pedrão…”

Essa é uma das crenças limitantes mais perigosas. Sabe por quê? O tempo vai passar de qualquer maneira, esteja você se desenvolvendo ou não. Em 2021, você estará um ano mais velho querendo ou não. Mas você pode ser a mesma pessoa — ou uma versão melhor sua. Isso vai depender dos hábitos que você adotar. Inclusive, você não precisa se limitar a um único objetivo. Que tal trabalhar em três frentes simultâneas? Por exemplo:

  • Objetivo relacionado à saúde: 30 minutos
  • Objetivo relacionado ao conhecimento: 30 minutos
  • Objetivo relacionado a um hobbie criativo: 30 minutos

Isso vai demandar somente 90 minutos do seu dia, dentro de um total de 24 horas. Uma sugestão é dividir entre manhã, tarde e noite, para ficar menos cansativo.

“Ah, mas estou sem tempo…”

Quer um conselho? Corte por dois o tempo que você passa no WhatsApp, Netflix, Instagram e companhia. Nem estou dizendo para abdicar 100% deles, porque é importante ter em nossa rotina uma dose de entretenimento. Mas exagerar nessas distrações é algo que nos afasta dos objetivos.

Agora, se você realmente estiver sem tempo, não precisa ser 30 minutos. Pode ser 20 minutos, tudo bem. Ou, se estiver sobrando, dá para aumentar para 45 minutos. Cada pessoa é um caso diferente, você deve adaptar o hábito ao seu cenário. O importante, mesmo, é dominar essa disciplina, entendendo que o tempo vai passar de qualquer jeito.

Para finalizar, eis o que 30 minutos diários viram em 5 anos: mais de 900 horas de prática. Você pode se tornar um especialista em qualquer coisa que desejar. Parece muito distante? Mas saiba que a média de vida de um brasileiro é de 76 anos. Subtraia deste total (i) sua idade atual e (ii) esses cinco anos. Ainda é muito tempo para aproveitar suas habilidades adquiridas, não? Então bora agir, senhores! Quanto antes, melhor.