Síndrome de Asperger

O que é Síndrome de Asperger, que Elon Musk revelou ter?

No último sábado (8), durante sua participação no programa Saturday Night Live, o bilionário Elon Musk revelou ter Síndrome de Asperger. Aos 49 anos, o CEO da Tesla disse ao público que foi “a primeira pessoa com Asperger a apresentar o SNL”. Logo depois, acrescentou em tom de piada que, por conta disso, não faria muito contato visual com o elenco.

A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica que faz parte do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que estão nesse espectro possuem dificuldade para interagir socialmente, problemas na comunicação e algumas alterações comportamentais, como apego excessivo a rotinas e interesse intenso em coisas específicas.

Conhecida como “autismo de alto funcionamento”, a Síndrome de Asperger acaba chamando atenção dentro do TEA. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os portadores possuem grandes habilidades de observação e ordenação. Isso faz com que o processamento dos sentidos seja maior, tornando as cores mais brilhantes, os cheiros mais fortes e os sons mais altos.

Ainda assim, não existe uma cura para essa condição. O caminho para se cuidar é seguir com tratamentos multidisciplinares, como psicoterapia comportamental e terapias de habilidade social. Dependendo do caso, eles podem ser acompanhados de medicamentos, para tratar outros transtornos que possam aparecer junto da síndrome (ansiedade, depressão, TDAH, entre outros).

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também: