Joaquin Phoenix: os 5 melhores filmes da carreira do ator

Se existe um ator que está bombando no momento, é Joaquin Phoenix. Ele conquistou o coração do mundo com seu trabalho em “Coringa”. Se entregou de corpo e alma ao personagem – emagreceu 23 quilos para fazer o filme –, o que resultou em uma atuação digna de Oscar.

O ator, que hoje está com quase 45 anos, começou a carreira cinematográfica em 1986 no filme “Space Camp – Aventura no espaço”, quando ainda era uma criança. Além de ator, é produtor e já recebeu um Grammy de melhor álbum de trilha sonora pelo filme “Johnny & June”. Apesar de ter sido indicado 3 vezes ao Oscar, ainda não conseguiu levar o troféu pra casa. Mas quem sabe com “Coringa” isso não muda?

No cinema, Joaquin Phoenix é conhecido por sempre se camuflar nos personagens. Tem uma versatilidade sem fim, ao adentrar em cada história que seu personagem pede. Por isso, selecionamos hoje os 5 melhores trabalhos deste grande ator:

CORINGA (2019)

joaquin phoenix

O filme mais recente de Joaquin Phoenix está arrastando multidões aos cinemas, graças à sua atuação brilhante. Acompanhamos a história de Arthur Fleck, que trabalha como palhaço numa agência de talentos. Ele sempre precisa visitar uma agente social devido aos seus problemas mentais.

Após ser demitido, sua vida começa a desmoronar em meio à sua própria loucura. A consequência? Sua transformação de Arthur Fleck para Coringa, em meio ao caos de Gotham City. Por mais que seja um personagem das HQs da DC Comics, o filme retrata a dura realidade na sociedade atual, com temas sociais e políticos. No site IMDb, “Coringa” apresenta nota 9.0, sendo o filme mais bem avaliado da carreira do ator.

ELA (2013)

joaquin phoenix

Pode-se dizer que temos um romance mesclado com toques de ficção científica. Joaquin Phoenix aqui é Theodore, um escritor solitário que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. O que ele não esperava é que iria se apaixonar pela voz deste tal programa.

Chamada Samantha, ela é uma entidade intuitiva e sensível. Inicialmente é estranho acompanhar a relação amorosa entre os dois, mas graças ao talento do ator, fica tudo muito real e flui de forma simples. O melhor de tudo é ver como Joaquin Phoenix se sai em cena interagindo com uma voz, passando sentimentos e naturalidade.

É uma história de amor incomum, que explora a relação do homem com a tecnologia. E se pensarmos bem, quem nunca teve um amor real em tempos virtuais?

JOHNNY & JUNE (2005)

joaquin phoenix

No filme acompanhamos a ascensão do famoso cantor Johnny Cash, uma lenda da música country. Com Joaquin Phoenix dando vida ao famoso cantor de forma brilhante. Na história, vemos sua juventude vivendo na fazenda de algodão com seu pai, até o início do sucesso em Memphis – onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins.

Com sua personalidade explosiva e uma infância tumultuada, Johnny entrou num caminho de autodestruição. Somente June Carter — o grande amor de sua vida — pôde salvá-lo. Por este trabalho, Joaquin Phoenix foi indicado ao Oscar de melhor ator, mas perdeu para Philip Seymour Hoffman do filme “Capote”. Já no Globo de Ouro, Joaquin Phoenix venceu na categoria de melhor ator em comédia ou musical.

HOTEL RUANDA (2004)

joaquin phoenix

Um conflito político entre hutus e tutsis em Ruanda, no ano de 1994, levou à morte quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Diante destas atrocidades e sem apoio de nenhum país, os ruandenses tiveram que buscar saídas para sobreviver.

Paul Rusesabagina é gerente do Hotel Milles Collines e corajosamente oferece abrigo para mais de 1.200 pessoas durante o conflito. Joaquin Phoenix é o jornalista Jack Daglishm, que protagoniza uma das cenas mais importantes e impactantes do filme: volta das ruas com imagens fortes, mostrando o horror da guerra. Podemos ver inúmeros mortos espalhados pelo chão, enquanto as ações de violência ainda acontecem. É um filme forte, mas importante e necessário de se assistir.

GLADIADOR (2000)

joaquin phoenix

Mais um trabalho de Joaquin Phoenix indicado ao Oscar (de melhor ator coadjuvante) que acabou não ganhando. O ator aqui interpretou o maníaco Imperador Cômodo. Um vilão digno de Hollywood, que assassina seu pai e deseja sua irmã. Por mais que tenha um comportamento infantil, sua raiva é uma ameaça.

Quando Cômodo chega ao poder, ele se livra de Maximus (Russell Crowe), um dos generais favoritos de seu falecido pai. Mas Maximus escapa da morte e torna-se escravo. O bravo guerreiro é forçado a se tornar gladiador e lutar pela sua vida. Disposto a vingar o assassinato de sua mulher e seu filho, ele trava batalhas no Coliseu. “Gladiador” ganhou 5 Oscars na época, incluindo de melhor filme. De certa forma, colocou o nome de Joaquin Phoenix no mundo do entretenimento.

MENÇÕES HONROSAS

joaquin phoenix

Além destes cinco filmes listados, selecionamos mais alguns trabalhos de Joaquin Phoenix que merecem atenção. Com a versatilidade do ator, ele já atuou em diversos gêneros, como drama, ficção científica e até dublou o personagem principal de uma animação. É de fato um talento sem fim. Confira alguns destes filmes, com suas respectivas notas no  IMDb:

  • SINAIS (2002) – 6.7
  • IRMÃO URSO (2003) – 6.8
  • A VILA (2004) – 6.5
  • O MESTRE (2012) – 7.2
  • VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI (2017) – 6.8
  • VÍCIO INERENTE (2014) – 6.7
  • O HOMEM IRRACIONAL (2015) – 6.6
  • OS DONOS DA NOITE (2007) – 6.8

OS PRÓXIMOS FILMES DE JOAQUIN PHOENIX

Com o mega sucesso de “Coringa”, Hollywood inteira está de olho no ator para saber quais serão seus próximos trabalhos. Até o momento, nada de continuação para o Palhaço do Crime foi oficializado — que convenhamos, é desnecessário.

Segundo o The Hollywood Reporter, Joaquin Phoenix está sendo cotado para protagonizar e produzir o novo drama da produtora A24 (que tem os filmes “Hereditário” e “A Bruxa”). Ainda sem data de estreia e nome, o que nós resta é aguardar para ver o que Joaquin Phoenix irá nos apresentar.