Games

Sega Dreamcast: os melhores emuladores do console

Compartilhe

Lançado no final de 1998, o Dreamcast foi o último console da então gigante Sega, que posteriormente viria a se tornar uma empresa com foco em desenvolver e publicar jogos para outros consoles. Sendo o primeiro da sexta-geração de videogames, o Dreamcast viria a perder espaço para o PlayStation 2 da Sony, que teria seu lançamento marcado para dois anos depois do console da Sega.

Durante seu curto ciclo de vida que acabaria no começo de 2001, o console recebeu oficialmente mais de 600 jogos, sendo um videogame lembrado por trazer games em 3D de alta qualidade e várias adaptações (os chamados “ports”) extremamente fiéis de jogos de arcade/fliperama para um console caseiro. Dentre os jogos lançados durante esse mesmo período, temos clássicos como Crazy Taxi, Soul Calibur, Resident Evil Code: Veronica, Sonic Adventure 1 e 2, Jet Set Radio, e Shenmue 1 e 2.

Na lista presente, traremos os melhores emuladores da atualidade para jogar os inúmeros jogos clássicos do Dreamcast. Vale destacar que não alimentamos qualquer tipo de pirataria. Destarte, não fornecemos imagens/jogos ou qualquer outro arquivo do gênero que esteja no âmbito desta prática.

Redream

  • Requer BIOS? Opcional, mas recomendado para alguns jogos.
  • Em português? Não.
  • Licença: GNU GPLv3 (antigamente); GitLab/Código fechado (atualmente).
  • Disponível para: Windows, MacOS, Linux e Android.

Atualmente, o Redream é o melhor emulador de Dreamcast da atualidade. Possui foco em compatibilidade e velocidade. Isso significa que este emulador é capaz não apenas de emular uma grande quantidade de jogos do Dreamcast (atualmente, o site do mesmo garante que mais de 96% dos jogos já são jogáveis), mas também roda em máquinas/dispositivos modernos e mais antigos – desde que exista suporte ao API OpenGL 3.1. Nos anos recentes, o emulador acrescentou suporte aos jogos desenvolvidos com base no Windows CE, uma característica que era problemático diversos emuladores anteriores.

Diferente de muitos outros softwares de emulação, o Redream também ganha destaque por não requisitar um arquivo BIOS do Dreamcast, embora a presença deste arquivo seja imperativa para alguns jogos.

É importante notar que, mesmo o emulador sendo gratuito, existe uma versão “premium”. A diferença entre elas é que, enquanto todos os recursos estão disponíveis na versão gratuita, somente na versão paga do software é possível rodar os jogos em alta-definição, bem como salvar o estado do jogo. Para usuários da versão gratuita, o jogador precisará sempre salvar/carregar jogos diretamente pelo Memory Card/VMU virtual da emulação, e a resolução fica restrita ao modo nativo do Dreamcast.

Independentemente de qualquer coisa, uma coisa é certa: quando se pensa em emulação de Dreamcast, o Redream é a primeira opção que deve ser escolhida para todos os usuários que queiram revisitar o último console da Sega.

Prós:

  • Emulação veloz, rodando bem em máquinas antigas e muito melhor em computadores modernos;
  • Altamente compatível: mais de 96% de toda a biblioteca de jogos do Dreamcast já é jogável no Redream;
  • A presença da BIOS é opcional para a esmagadora maioria dos games;
  • Interface intuitiva, extremamente fácil de ser utilizada;
  • Disponível para Windows, MacOS, Linux e até Android.

Contras:

  • Para jogar os games em HD e/ou Full HD, é necessário adquirir a versão paga do software. Usuários da versão gratuita estão restritos a utilizar apenas a resolução nativa do Dreamcast, resultando em um pouco menos de nitidez;
  • Jogadores que gostam de salvar o estado do jogo (parar exatamente onde se estava jogando sem precisar carregar o save pelo convencional memory card) também precisam ter a versão paga para usufruir deste recurso.

[Download do Redream]

DEmul

  • Requer BIOS? Sim.
  • Em português? Não.
  • Licença: GitHub/Código fechado.
  • Disponível para: Windows.

O DEmul tem como destaque o foco em emulação precisa (isto é, uma emulação mais fiel possível ao console original), sendo uma excelente opção para usuários mais exigentes em termos de fidelidade dos jogos em alta resolução – em analogia ao hardware original. Por outro lado, a filosofia accuracy-focused do DEmul exige que o usuário tenha um computador rápido e moderno, com suas versões mais recentes não rodando muito bem em máquinas mais antigas.

O emulador é também um dos mais compatíveis, exceto quando se trata de jogos desenvolvidos com base no Windows CE. Por outro lado, é capaz de emular as versões arcade do Dreamcast, como é o caso das placas Naomi e Atomiswave.

Infelizmente, o projeto é de código-fechado (ou seja, com o proprietário não permitindo que outros desenvolvedores continuem a trabalhar no software). A última versão do DEmul lançada em 2015. Não obstante, é um dos emuladores de maior destaque. Uma vez configurado, é possível jogar praticamente todos os jogos de Dreamcast com alta fidelidade de emulação.

Prós:

  • Desenvolvido com a filosofia accuracy-based em mente (focado em precisão), o DEmul traz uma emulação de extrema fidelidade a níveis jogáveis – desde que você tenha consigo um computador com especificações high-end;
  • Além da versão caseira do videogame, emula também arquiteturas/arcades/variantes do Dreamcast muito bem;
  • Interface compreensível mesmo em inglês, necessitando apenas da colocação da BIOS na pasta requisitada.

Contras:

  • Atualmente, encontra-se inativo. Pelo fato de ser de código fechado, desenvolvedores colaboradores não conseguem ter acesso ao código-fonte para aperfeiçoar e continuar o desenvolvimento do emulador;
  • Em troca de emulação com ampla gama de precisão, o DEmul não rodará a níveis jogáveis em máquinas antigas e/ou simples demais. Alguns usuários na Internet relatam que a versão 0.5.6 é um pouco mais leve por ser mais antiga, e com menor volume de implementações modernas. Mas ainda sim em todos os aspectos, é um emulador que vai exigir o máximo de seu computador (em especial da CPU).

[Download do DEmul (arquivos preservados pelo Internet Archive)]

nullDC

  • Requer BIOS? Sim.
  • Em português? Não.
  • Licença: GitHub/Código aberto.
  • Disponível para: Windows (versões experimentais existem para Android, PSP, e Xbox 360, mas não são estáveis).

Um dos mais antigos e conhecidos emuladores de Dreamcast, o nullDC é a escolha perfeita para quem não conseguiu rodar os jogos no Redream por problemas de incompatibilidade ou caso o usuário esteja usando um “legacy PC” (termo utilizado para máquinas muito antigas e sem suporte). É um emulador com um amplo volume de funcionalidades, ao mesmo tempo que é também um dos mais fáceis de se configurar, requisitando apenas que o usuário aponte o local da BIOS do sistema.

Sendo o único emulador de código-aberto de nossa lista, o seu criador freou o desenvolvimento do nullDC e agora foca no reicast, uma versão do nullDC disponível para Windows e que possui foco em portabilidade (isto é, no desenvolvimento de um emulador com ampla compatibilidade e acessibilidade para smartphones).

Graças ao seu código-aberto, outros desenvolvedores criaram uma versão também derivada do nullDC, conhecida como Flycast. Este fork é uma versão modernizada e extremamente precisa/compatível do Dreamcast, disponível para Download no front-end/multi-emulador Retroarch.

De qualquer maneira, o nullDC na sua forma original é também uma ótima escolha que “estressa” muito pouco seu computador e roda sem problemas em versões mais antigas do Windows que ainda utilizam do DirectX 9. Um dos seus maiores contras é o fato de ter alguns problemas com jogos de dois discos. Todavia, sua alta compatibilidade e velocidade fazem com que este software fique aqui em nossa lista de recomendações.

Prós:

  • Um dos nomes mais conhecidos de emulação do Dreamcast. É muito compatível com os jogos, rápido em PCs com especificações simples e fácil de uso para a maioria esmagadora de usuários;
  • Possui duas versões derivadas: o reicast (uma versão bem “portabilizada” para smartphones) e o Flycast (uma versão modernizada do nullDC desenvolvida por programadores colaboradores, baixável por vias do multi-emulador Retroarch para vários dispositivos).

Contras:

  • Se você tem uma máquina moderna (ou mediana), não há muito propósito em utilizar o nullDC como uma primeira opção, visto que sua versão original não está mais em desenvolvimento pelo desenvolvedor principal;
  • Jogos que são divididos em dois discos não são totalmente compatíveis com o nullDC, então fique de olho nos títulos que tentará jogar.

[Download do nullDC (página preservada pelo Internet Archive)]

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Dmitry Nardelli

Músico de dois extremos (aficionado por metal progressivo e música clássica), Dmitry se dedica a escrever sobre um dos seus hobbies favoritos: videogames.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais