fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioLifestyleViagemVai viajar para o Egito? 13 fatos fascinantes sobre o país

Vai viajar para o Egito? 13 fatos fascinantes sobre o país

O Egito, com sua rica história e monumentos antigos, atrai milhões de turistas a cada ano. No entanto, além das pirâmides e dos faraós, há muito mais para aprender sobre esta nação. Aqui estão 13 fatos fascinantes sobre o Egito.

1. A única das 7 Maravilhas sobrevivente

A Pirâmide de Gizé, também conhecida como a Grande Pirâmide, é um testemunho vivo da engenhosidade e ambição do povo egípcio antigo. Construída há mais de 4.500 anos, a pirâmide permanece como a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé, atraindo milhões de visitantes todos os anos.

2. Rio mais longo do planeta

O rio Nilo é vital para a vida no Egito, fornecendo água para irrigação, transporte e até mesmo a geração de eletricidade. Com uma extensão de mais de 6.650 km, é o rio mais longo do mundo, atravessando 11 países antes de desaguar no Mar Mediterrâneo.

3. Biblioteca histórica de Alexandria

A Biblioteca de Alexandria, no Egito, foi uma das maiores e mais importantes bibliotecas do mundo antigo. Embora a biblioteca original não exista mais, uma nova biblioteca foi construída em seu lugar e abriga milhões de livros e documentos.

4. País do pão

O Egito é frequentemente chamado de “Umm al-Dunya”, que significa “a mãe do mundo”. Este título é derivado da importância do pão na dieta egípcia, algo que se espalhou pelo resto do planeta. Inclusive, a palavra egípcia para pão, “aish”, também significa vida em árabe.

5. Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, estava localizado no Egito. Embora não esteja mais de pé, foi uma das estruturas mais altas do mundo por muitos séculos.

➤ LEIA MAIS: 10 fatos sobre a Grécia

6. Os famosos hieróglifos

O antigo egípcio usava um sistema de escrita único chamado hieróglifos. Estes símbolos pictográficos eram usados para representar sons, ideias e objetos. A escrita hieroglífica foi decifrada com a ajuda da Pedra de Roseta.

7. Cultura do chá

O chá é uma parte vital da cultura egípcia. O chá preto é frequentemente consumido após as refeições, enquanto o chá de hibisco é uma bebida popular durante as celebrações.

8. Maior população árabe

O Egito tem a maior população de todos os países árabes. Com mais de 100 milhões de habitantes, a nação é o terceiro país mais populoso da África.

9. O deserto ocupa a maior parte do país

Embora o Egito seja conhecido por suas cidades vibrantes e pelo vale fértil do Nilo, a maior parte do país é coberta por deserto.

10. Monumentos além das pirâmides

O Egito é famoso por suas pirâmides, mas o país é o lar de muitos outros monumentos históricos incríveis, como o Templo de Karnak, o Vale dos Reis e a Esfinge de Gizé.

➤ LEIA MAIS: 10 fatos sobre a Nova Zelândia

11. Museu Egípcio do Cairo

Com mais de 120 mil artefatos, o Museu Egípcio do Cairo é um dos maiores museus do mundo dedicado a uma única civilização. Além disso, o museu abriga a maior coleção de tesouros de Tutancâmon, incluindo sua famosa máscara funerária de ouro.

12. Uma das primeiras universidades do mundo

A Universidade de Al-Azhar, no Cairo, foi fundada no século X, tornando-a uma das mais antigas instituições de ensino superior em funcionamento contínuo do mundo.

13. Mercados ao ar livre

O mercado de Khan El Khalili, no Cairo, é um dos maiores mercados ao ar livre do mundo, onde você pode encontrar tudo, desde joias e tecidos a temperos e perfumes.

➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]