Como fazer amigos depois de adulto? 10 dicas úteis

Quando estamos na escola ou faculdade, fazer amigos é relativamente simples.

Você passa a maior parte do dia com seus colegas de classe, então nada mais natural do que grupos de interesses em comum se formarem dentro da sala: aqueles que gostam de esporte, ou cultura geek, ou música…

Isso sem contar que as classes têm dezenas de alunos. Somando às outras salas, estamos falando de centenas de pessoas de idade próxima no mesmo espaço físico.

Claro que, para os mais tímidos e introvertidos, as coisas não são assim tão fáceis. Mas neste caso, é mais uma questão pessoal e menos do ambiente em si.

A AMIZADE NA VIDA ADULTA

Quando viramos adultos, por outro lado, a coisa complica um pouco.

Ao sair da faculdade e ingressar no mercado de trabalho, muitas vezes entramos em empresas médias ou pequenas, reduzindo drasticamente o número de pessoas com as quais convivemos diariamente.

Isso sem contar que o ambiente tem uma dose maior de pressão e cobrança, tirando o clima descontraído estudantil.

Também começamos a ter, nessa fase da vida, relacionamentos mais sérios, que muitas vezes resultam em casamento e filhos.

Ou seja, além de já ser mais difícil fazer amigos numa empresa do que na escola ou faculdade, o nosso tempo livre também fica mais restrito. Complicado, não?

A IMPORTÂNCIA DE TER AMIGOS

Uma pesquisa realizada no Reino Unido constatou que 2,5 milhões de homens britânicos não têm um único amigo para o qual eles poderiam pedir ajuda em um momento de dificuldade.

Isso é um problema muito sério, senhores, porque estudos já provaram que a solidão é tão ruim para a nossa saúde quanto fumar 15 cigarros por dia.

Além disso, sair com os amigos é uma necessidade biológica, segundo outra pesquisa, porque reduz a ansiedade e diminui o estresse.

Por isso hoje decidimos reunir aqui no EL HOMBRE algumas dicas de como fazer amigos depois de adulto. Bora lá?

1# FAÇA UMA NOVA AMIZADE COM UM VELHO AMIGO

A nossa primeira dica? Faça uma nova amizade com um velho amigo.

Quando entramos na faculdade, é normal perdermos um pouco do contato com os amigos da escola. E quando entramos no mercado de trabalho, infelizmente também nos afastamos um pouco dos amigos da faculdade.

Essas relações dormentes têm uma certa facilidade para serem revividas. Vocês já se conhecem, viveram histórias juntos, têm conhecidos em comum…

Provavelmente você já tem o contato desses velhos amigos no Facebook, WhatsApp ou Instagram. Que tal combinar um happy hour?

2# COMECE A PRATICAR UM ESPORTE

O esporte é uma das maneiras mais eficazes de socializar com novas pessoas, porque de cara vocês já têm um interesse compartilhado.

Se matricule numa aula de tênis em grupo; peça para algum conhecido seu te inserir no futebol semanal dele; comece a praticar uma arte marcial; entre para um time de corredores; etc.

As possibilidades são muitas. O papo provavelmente vai começar sobre o esporte e depois, conforme vocês vão criando intimidade, incluir outros tópicos da vida pessoal.

3# APRENDA A LIDAR COM SUAS INSEGURANÇAS

Esse aqui é um detalhe muito importante. Todo ser humano tem alguma dose de insegurança.

Quem não se sente intimidado ao entrar num novo grupo, com medo de ser rejeitado e julgado pelas suas fragilidades?

Relaxa, cavalheiro. Os adultos são bem menos cruéis do que os adolescentes. Apenas uma minoria não amadurece e continua com a aquela mentalidade infantil de praticar bullying com os outros.

Crie coragem e lute contra a sua timidez.

como-fazer-amigos

4# SAIA DE CASA

Ninguém faz amigo assistindo Netflix ou jogando Fifa 2018 em casa. Você precisa sair da sua zona de conforto.

Quando algum conhecido te chamar para um happy hour, tente ir sempre que possível. Você vai estreitar os seus laços com ele e conhecer novas pessoas.

Aliás, uma das melhores maneiras de conhecer pessoas é por intermédio de alguém que você já conhece – os famosos “amigos do meu amigo”.

Mas isso só vai acontecer se você sair, então pare de dar desculpas a si mesmo (e aos outros) para ficar na toca.

5# SE MATRICULE EM CURSOS E AULAS

Assim como o esporte, as aulas e os cursos oferecem uma excelente oportunidade para fazer novos amigos.

Afinal, esses ambientes reúnem várias pessoas dentro de uma mesma sala com um objetivo em comum: aprender a cozinhar, ou pintar, ou falar inglês, ou mexer no Excel, ou jogar poker, etc.

É natural a conversa fluir.

Cogite também fazer uma pós-graduação, pois o clima é semelhante ao universitário, apesar de mais sério.

6# SEJA UM CARA MAIS INTERESSANTE…

Quando você é uma pessoa interessante, é uma consequência natural as pessoas quererem ficar perto de você.

Como fazer isso? Estando antenado com as notícias do Brasil e do mundo; lendo livros; assistindo séries e filmes; praticando esportes; adotando hobbies; etc.

Temos duas matérias aqui no EL HOMBRE que podem ajudar nisso:

Como ser mais interessante: 5 lições dos homens renascentistas

25 hobbies masculinos para adotar em sua vida

7# …E SEJA UM CARA MAIS INTERESSADO

Sabe qual é o assunto que as pessoas mais gostam de falar? Se você pensou “sobre elas mesmas”, parabéns, acertou em cheio.

Se você for um bom ouvinte, vai conseguir se conectar às outras pessoas com muito mais facilidade.

Faça perguntas e se interesse genuinamente pela vida dos outros. Mas tome cuidado para não parecer um interrogatório. Conte histórias suas e faça comentários também.

como-fazer-amigos

8# NÃO CONVERSE APENAS DO TEMPO

Ninguém vira o melhor amigo de alguém falando só do tempo ou da última rodada do Brasileirão.

Isso até pode ser um bom quebra-gelo, mas as conversas inteligentes e/ou pessoais são indispensáveis.

É preciso se abrir com as pessoas para desenvolver a intimidade.

Uma excelente maneira de fazer isso é contando alguma história engraçada que já aconteceu com você. Isso faz as pessoas baixarem a guarda também.

9# SEJA UMA VERSÃO AGRADÁVEL DE VOCÊ

Seja você mesmo. Mas uma versão agradável de você mesmo, ok? Não a versão chata.

Nada de ficar se gabando de seus feitos grandiosos, tipo o dia em que você prendeu sozinho e desarmado uma quadrilha de ladrões de cavalo. Ninguém suporta um ególatra.

Outro tipo insuportável? O carente profissional, que conta a história inteira da sua vida para o cara que sentou ao seu lado no metrô. A carência afasta as pessoas, não as une.

Por fim, ninguém gosta da companhia de alguém mal-humorado e reclamão. Seja um cara alegre, sorridente, de bem com a vida.

10# ACHE TEMPO E MANTENHA CONTATO REGULAR

Parabéns, você reencontrou os amigos da faculdade e conheceu pessoas novas num curso de gastronomia. O próximo passo? Estreitar os laços.

Uma boa maneira é montando um grupo no WhatsApp, do tipo “Velha guarda da faculdade”, para manter o papo regular e marcar mais encontros.

Quando você passa meses sem ver – ou sequer falar – com uma pessoa, é natural que vocês acabem se distanciando.

Não deixe isso acontecer. Todo mundo tem uma agenda apertada, mas tente sempre encaixar os seus amigos nela quando possível.

Afinal, de nada adianta fazer uma amizade se você não conseguir mantê-la depois.

VÍDEOS EM DESTAQUE