fbpx

7 fotos históricas para relembrar a carreira de Muhammad Ali (1942-2016)

Pedro Nogueira Editor-Chefe

O mundo do boxe está de luto. Muhammad Ali, o maior pugilista da história, morreu na sexta-feira, aos 74 anos, por problemas respiratórios, após três décadas lutando contra o Mal de Parkinson. No ringue ele “flutuava como uma borboleta e picava como uma abelha”, em referência à potência de seus golpes e agilidade nos movimentos. Seu estilo de luta revolucionou o boxe. Nascido Cassius Clay, ele mudou de nome para Muhammad Ali depois de se converter ao islamismo — e transcendeu o esporte, virando um ícone político e social nos Estados Unidos. Eis 7 fotos histórias para relembrar a épica carreira de Ali:

NOCAUTE EM SONNY LISTON

muhammad-ali-sonny-liston-1965

Em sua foto mais famosa, Muhammad Ali aparece triunfante após nocautear Sonny Liston no primeiro round, em 1965. Essa era a revanche entre eles. No ano anterior Ali conquistara o cinturão dos pesos-pesados, pela primeira vez, ao derrotar Liston. (Crédito: Neil Leifer)

VITÓRIA SOBRE CLEVELAND WILLIAMS

A1m04KBulIL

A vitória de Ali sobre Cleveland Williams, em 1966, não está entre as mais marcantes na carreira do lutador. Mas esta imagem, sim. Ela foi eleita por um jornal inglês a maior foto na história do esporte mundial. (Crédito: Neil Leifer)

CAPA DA ESQUIRE

esquire

Durante a Guerra do Vietnã, em 1967, Ali recusou-se a se alistar no exército, por não concordar com a guerra. Conclusão? Tiraram o cinturão dele, o proibiram de lutar e quase o prenderam. A revista “Esquire” decidiu, então, fazer essa capa história e polêmica na qual ele encarna o mártir São Sebastião. (Crédito: Carl Fischer)

ESQUIVA CONTRA JOE FRAZIER

3o3bpd5j1viksv2k4.e0a4c5b0

O grande rival de Ali em sua carreira foi Joe Frazier, contra quem disputou uma trilogia inesquecível em 1971, 74 e 75. A primeira batalha, que depois seria eleita “A Luta do Século”, ele perdeu por decisão unânime após 15 rounds. A foto acima, que mostra Ali se esquivando de um golpe, é daquela noite. Ele ganhou os dois encontros seguintes. (Crédito: Bettmann/Corbis)

COM OS BEATLES

https---blueprint-api-production.s3.amazonaws.com-uploads-card-image-106338-AP_6402170234

Em 1964, os Beatles estavam chegando aos Estados Unidos para sua primeira turnê na América — e Ali era um jovem boxeador prestes a disputar o primeiro cinturão de sua vida. O que aconteceu depois disso é história. (Crédito: AP)

TREINANDO NA ÁGUA

agua

Este retrato de Ali treinando embaixo d’água virou um ícone da cultura pop. Um detalhe curioso? Temos o pôster na redação do El Hombre. A foto foi tirada para a Sports Illustrated em 1961, em Miami, quando ele ainda tinha 19 anos. Ironicamente, a revista não usou a foto na época por achá-la muito estranha. (Crédito: Flip Schulke)

BATALHA CONTRA GEORGE FOREMAN

3o3bpd5s0ghq05e1p.23d86e3b

Poucas pessoas acreditavam, em 1974, que Ali poderia derrotar George Foreman, campeão mundial invicto e 7 anos mais novo que ele. Mas com uma estratégia brilhante, Ali fez o improvável e nocauteou seu adversário no 8º round, recuperando o cinturão. Apelidada de “The Rumble in the Jungle”, essa foi uma das maiores lutas na história do boxe.

RIP, campeão.