fbpx
Zack Snyder

Guerras, fantasias e terror – o estilo único do diretor Zack Snyder

Muito antes de ficar famoso em Hollywood, o diretor Zachary Edward Snyder (mais conhecido como Zack Snyder) lançou seu primeiro filme, o terror Madrugada dos Mortos, em 2004. O filme foi um sucesso de crítica e público, o que lhe rendeu um nome conhecido no meio do cinema, chamando atenção de estúdios e produtores.

Porém, foi em 2007 com o filme de guerra 300 que o diretor alcançou o ápice de sua carreira e cravou seu nome na indústria cinematográfica. Com um visual mais visceral e sombrio, Zack Snyder estabeleceu que essa estética seria sua marca registrada ao contar histórias, conquistando milhares de fãs ao redor do mundo.

Com o sucesso, a fama do diretor veio forte e caiu sob seu colo diversas produções de filmes, onde se destacou em fazer adaptações de quadrinhos, como Watchmen, em 2009. Além da estética, Zack Snyder quis mostrar para todos histórias criadas por ele mesmo, onde foi o escritor e diretor, como o filme de fantasia Sucker Punch, de 2011.

Conheça alguns dos poucos – mas fascinantes – filmes de Zack Snyder:

MADRUGADA DOS MORTOS (2004)

O primeiro filme de Zack Snyder é um ramake de um clássico do terror, de 1978. Após um mal transformar a maior parte da humanidade em zumbis sedentos de sangue, um pequeno grupo de sobreviventes encontra refúgio em um shopping center. Lá eles conseguem ter uma vida razoavelmente normal. Porém a situação piora quando começa faltar energia e comida, fazendo com que eles tenham que sair do abrigo para conseguir sobreviver em meio a centenas de zumbis. Atualmente disponível no Amazon Prime.

Zack Snyder
Cena do filme “Madrugada dos Mortos” com zumbis em ação

300 (2007)

Filme de guerra épico escrito por Zack Snyder é a adaptação da graphic novel de Frank Miller. O elenco é estrelado por Gerard Butler e Rodrigo Santoro. Em 480 A.C., existe uma guerra entre a Pérsia, liderada pelo rei Xerxes, e a Grécia. Na batalha de Thermopylae, Leônidas, rei da cidade grega de Sparta, lidera seu guerreiros em desvantagem contra o massivo exército persa. Mesmo sabendo que a morte certa os espera, seus sacrifícios inspiram toda a Grécia a unir-se contra o seu inimigo comum. Atualmente disponível na Netflix.

Zack Snyder
Rei Leônidas em cena do filme “300”

WATCHMEN – O FILME (2009)

Mais um filme de adaptação de quadrinhos do diretor, que foi publicada pela DC Comics entre os anos 1986 e 1987. Zack Snyder usou o estilo de cinema conhecido como Noir (com tons mais escuros e relatando histórias policiais). Na trama acompanhamos o vigilante mascarado Rorschach, e um de seus antigos colegas é assassinado. Ele decide investigar um plano para matar e desacreditar todos os super-heróis do passado e do presente. À medida que ele se reconecta com sua antiga legião de combate ao crime, um grupo desorganizado de super-heróis aposentados, dentre os quais somente um possui verdadeiros poderes, Rorschach vislumbra uma ampla e perturbadora conspiração que está ligada ao passado deles e a catastróficas consequências para o futuro. Atualmente disponível no Amazon Prime.

Zack Snyder
Coruja e Espectral em cena de ação do filme “Watchmen”

A LENDA DOS GUARDIÕES (2010)

Primeira – e única –  animação do diretor, que foi baseada em uma série de livros de fantasia. As histórias épicas contadas pelo pai sobre os Guardiões de GaHoole encantam seu filho Soren, mas o filho mais velho ridiculariza as histórias dos guerreiros alados que travaram uma batalha épica para salvar a todos dos malvados Puros. Os irmãos são capturados pelos Puros, mas Soren consegue fugir e, com a ajuda das corujas jovens, procura os Guardiões e os traz de volta para defender novamente seu povo. Atualmente disponível para alugar no YouTube.

Zack Snyder
Cena do filme “A Lenda dos Guardiões”

SUCKER PUNCH – MUNDO SURREAL (2011)

Um projeto pessoal de Zack Snyder, que envolve ação, fantasia e suspense. Na época do lançamento, o diretor chegou a afirmar que seu filme era uma espécie de “Alice no País das Maravilhas com metralhadoras”. A história mostra uma jovem sendo internada em um hospital psiquiátrico pelo padrasto. Lá, ela se aventura num mundo surreal para fugir de sua dura realidade. Vale lembrar que neste filme Zack Snyder foi escritor, produtor e diretor. Atualmente disponível para alugar no YouTube.

Personagens reunidas em cena de ação de “Sucker Punch”

O HOMEM DE AÇO (2013)

O primeiro filme do Superman nas mãos de Zack Snyder que trouxe com louvor o retorno do icônico personagem. Com a iminente destruição de Krypton, seu planeta natal, Jor-El e sua mulher procuram preservar a raça enviando o filho recém-nascido para a Terra. A nave espacial da criança aterrissa na fazenda de Jonathan e Martha Kent, que o batizam de Clark e o criam como seu próprio filho. Apesar das habilidades extraordinárias levarem o Clark adulto a viver à margem da sociedade, ele precisa se tornar um herói para salvar aqueles que ama de uma terrível ameaça. Atualmente disponível para alugar no YouTube.

Zack Snyder
Henry Cavill como Superman em cena de ‘O Homem de Aço”

BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)

Com o estrondoso sucesso do filme solo do Superman, muitos fãs pediram a continuação. Porém, os planos da Warner Bros eram outros. A ideia era juntar o Batman e adaptar para uma das histórias em quadrinhos mais emblemáticas da DC Comics. Vemos que o confronto entre Superman e Zod em Metrópolis fez a população mundial se dividir sobre a presença de extraterrestres na Terra. Enquanto muitos consideram Superman um novo deus, há aqueles que entendem ser extremamente perigosa a existência de um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele enfrenta Superman enquanto o mundo se pergunta que tipo de herói precisamos. Atualmente disponível na Netflix.

Zack Snyder
Cena do confronto entre Batman e Superman no filme

LIGA DA JUSTIÇA (2017 E 2021)

Após unir Batman, Superman e Mulher Maravilha no filme anterior, era a deixa perfeita para trazer aos cinemas a saudosa Liga da Justiça dos quadrinhos. Porém, foi um dos filmes mais problemáticos da carreira do diretor. Por questões familiares, teve que deixar as gravações nas mãos do diretor Joss Whedon. Após o lançamento nos cinemas, o filme recebeu duras críticas onde fãs alegavam que aquele não era o projeto de Zack Snyder. Depois de muita insistência do público, a Warner Bros decidiu lançar a nova versão de forma exclusiva na plataforma do HBO Max, onde o diretor promete trazer o “verdadeiro” filme da Liga da Justiça. Na trama, acompanhamos Bruce Wayne e Diana recrutando novos heróis para formar uma liga que vai salvar o planeta de um catastrófico ataque alienígena.

Heróis reunidos em cena de “Liga da Justiça”

ARMY OF THE DEAD: INVASÃO EM LAS VEGAS (SEM PREVISÃO DE ESTREIA)

É o mais novo projeto do diretor em parceria com a Netflix. Ainda sem previsão de estreia, deve chegar em meados de 2021. A trama se passa após um surto de zumbis em Las Vegas. Com isso, um grupo de mercenários faz a aposta final se aventurando na zona de quarentena para realizar o maior assalto já tentado.

Elenco reunido do filme “Army of The Dead: Invasão em Las Vegas”

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também: