fbpx
perda de peso

4 temperos que aceleram a perda de peso de forma natural

Quando se trata de perda de peso, quanto mais estratégias nutricionais inserirmos na rotina diária de alimentação, melhor!

Já sabemos que se alimentar de maneira adequada é fundamental, mas o que mais podemos fazer?

O primeiro ponto importante antes de começarmos é que nada vai funcionar se você não mudar o seu estilo de vida e seus hábitos alimentares. Trabalhar o autoconhecimento para entender a fundo a sua relação com a comida e a disciplina para manter a rotina alimentar, mesmo quando parece não haver tempo, são essenciais para esse processo de transformação dar certo.

Pensando na alimentação, além de consumirmos todos os grupos alimentares em quantidades adequadas (para o emagrecimento, as quantidades variam de pessoa para pessoa) e de maneira variada; podemos experimentar inserir de forma estratégica as especiarias naturais, com ação termogênica para dar uma forcinha. Já ressalto que elas não fazem milagres! Mas se somadas as demais estratégias nutricionais, podem potencializar o resultado da perda de peso.

Isso acontece porque os alimentos com ação termogênica atuam no aumento da temperatura corporal fazendo com que o nosso corpo gaste mais calorias para digeri-los. Apenas esse aumento no gasto calórico não é o suficiente para um indivíduo emagrecer. Mas combinado com os alimentos corretos e nas quantidades certas, pode sim favorecer o processo de emagrecimento.

Os benefícios do uso das especiarias naturais vão além da perda de peso. Elas tornam a alimentação mais rica em micronutrientes, além de realçar o sabor dos alimentos. Para se ter os benefícios listados abaixo é importante que o consumo seja frequente. Sendo assim, eu separei aqui 4 temperos para você ter na sua casa:

Pimenta do reino

Muito utilizada para o preparo principalmente de carnes, aves e peixes (mas pode ser utilizada em refogados de maneira geral), deve ser consumida em pequenas quantidades. Além da ação termogênica, a pimenta também é uma boa fonte de antioxidantes (substâncias que previnem o envelhecimento celular).

Gengibre

Apresenta além da ação termogênica, propriedades anti-inflamatórias. Pode ser consumido fresco (ralado ou em pedaços) ou em pó, em diversas preparações culinárias, assim como em sucos e chás.

Cúrcuma

Raiz conhecida pela sua propriedade anti-inflamatória, além da ação termogênica. O componente principal atuante é a curcumina (pigmento amarelo-alaranjado que dá cor a cúrcuma). Pode ser consumida em pó na preparação de refogados ou em pedaços batida com sucos, vitaminas e shots.

Canela

Com propriedades anti-inflamatória e antioxidante, além da ação termogênica, a canela também ajuda a equilibrar os níveis de insulina. Por apresentar sabor adocicado, pode ser utilizada para substituir o açúcar ou ainda em preparações doces e salgadas. É encontrada em pó, em pau e em casca e também pode ser utilizada na preparação de chá.

Te incentivo a ter essas especiarias em casa e testar esses sabores nas mais diversas preparações culinárias!

Vale ressaltar que o consumo em excesso dessas especiarias não é indicado. Mulheres gestantes, indivíduos com doenças do coração, hipertensão e outras, devem se consultar com um nutricionista antes.

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.