fbpx
temas musicais

Os 15 maiores temas musicais da história do cinema

Quais são foram os melhores temas musicais da história do cinema?

O próprio ato da escolha dessas músicas, envolvendo toda a redação do El Hombre — e um intruso de outro site — foi diferente dos habituais. Isso para não dizer simplesmente bizarro. Participaram da seleção dois de nossos editores (vamos chama-los de MJ e Waves), nosso patrão (o chamaremos de Tango) e um simpático senhor (vamos chama-lo de “Krueger”), resgatando relíquias do passado – além de mim, é claro.

Eu e MJ cantávamos o ritmo dos temas com entusiasmo, Waves tocava sua percussão imaginária com alegria, Tango nos regia como um verdadeiro maestro, vestindo apenas uma cueca com o desenho de uma girafa (já comentei que nossa redação não tem traje obrigatório?) e lágrimas saiam dos olhos repletos de memórias e saudade de “Krueger”. Parecíamos uma orquestra que havia saído direto de um manicômio – o que já era de se esperar, já que você pode chamar nossa redação de tudo, exceto de mentalmente sã.

A verdade é que esses temas além de marcarem filmes que muitas vezes formaram nosso caráter (tirando o de “Krueger”, que já havia sido formado há algum tempo), resgatam emoções que sentíamos quando assistíamos essas produções, capazes de causarem um nó na nossa garganta todas vez que os ouvimos – e tiveram um papel fundamental em torna-los clássicos.

Por essas e outras, aqui vão nossos 15 temas preferidos, como um sincero agradecimento a seus autores.

15. Os Caça-Fantasmas

Se você nasceu nos anos 80 e Os Caça-Fantasmas não fizeram parte de sua infância – e, já que estamos no assunto – se Bill Murray não é um herói pessoal seu, desculpe, mas é melhor não visitar nossa redação, onde será açoitado com um rabo de tatu. Lembre-se: qualquer problema estranho que aconteça no seu bairro, chame os Caça-Fantasmas.

14. Bonequinha de Luxo

Essa foi uma lembrança trazida pelo nosso veterano “Krueger” – não fez nossa infância, mas fez a adolescência dele. Mesmo assim, é difícil não reconhecer o tema deste clássico do cinema que, como tudo que é bom, tornou-se atemporal. E, além de ser lindo, o tema, junto com o filme, trouxe para nossas vidas Audrey Hepburn, que vive no peito de todos na redação.

13. Batman

Christopher Nolan pode ter contado as melhores histórias do Homem-Morcego no cinema, mas o melhor tema foi o do filme de Tim Burton, criado por Danny Elfman – quando o lado gótico do diretor californiano ainda era uma novidade interessante ao invés de repetitivo e entediante.

12. ET

Primeira aparição em nossa lista assinada pelo mestre John Williams (pai da maioria dos grandes hinos do cinema moderno e que ainda será muitas vezes citado neste texto), ET mexe com nossos corações. Se você não fica emocionado ao ouvir este tema, sinto muito, mas tem um coração de pedra.

11. Pantera Cor de Rosa

Outro tema escrito por Henry Mancini (mesmo criador de Moonrise, da Bonequinha de Luxo), a música de Pantera Cor de Rosa ficou tão famosa que acabou sendo usada em diversas situações, sendo mais um tema sobre o personagem do que sobra a série apenas. Tanto é que o tema foi reutilizado nos filmes estrelados recentemente por Steve Martin.

10. The Good, the Bad and the Ugly

Esta lista não poderia ser levada a sério se não contasse com um tema de autoria do mestre Ennio Morricone. E, apesar dos muitos hinos escritos por ele, é este, do clássico western spaghetti dirigido por Sergio Leone, o seu mais universal.

9. Missão Impossível

Não há outra forma de catalogar o tema que era utilizado no seriado e posteriormente foi incorporado nos filmes estrelados por Tom Cruise – é um clássico, no mais puro sentido da palavra.

8. A Família Addams

Outro tema que foi criado para uma série de TV e depois acabou sendo adotado em suas adaptações cinematográficas, o tema de A Família Addams passa a exata sensação que você não quer sentir ao conhecer a família de sua namorada.

7. Indiana Jones

Mais uma criação da parceria Spielberg/John Williams, Indiana Jones marcou a infantilização dos blockbusters dos anos 80. Mesmo assim, não há como ouvi-lo e não sentir uma emoção mais forte.

6. Superman

Como disse, John Williams seria um nome recorrente no texto. E aí entra o hino do homem que sonhávamos ser quando crianças. Não sei qual será o tema de O Homem de Aço, filme que sai em julho do ano que vem, mas uma coisa  é certa: será uma tarefa difícil para Hans Zimmer e o diretor Zack Snyder superarem o clássico de Williams.

5. James Bond

E falando em homem que sonhamos ser, este é o nosso ídolo da fase adulta: nosso querido James Bond. O tema consegue reunir a elegância com o perigo de James Bond – tudo o que gostaríamos de ter em nós mesmos.

4. De Volta Para o Futuro

Foi difícil colocar o tema de De Volta para o Futuro na frente do de James Bond e, sim, novamente sofri ameaças. Mas trata-se de uma das maiores trilogias da história – e remete a exata sensação após uma noite com uma M.I.L.F (argumento que deixaria Bond orgulhoso e que me ajudou a convencer meus companheiros de redação). Sim, sou meio nerd e De Volta para o Futuro fez minha infância.

3. Rocky

Eye of The Tiger não pode entrar em nossa lista por não ser uma música-tema, mas o tema de Rocky – que deve ser utilizado diante de qualquer desafio, nem que seja acertar o vaso quando se faz xixi bêbado – não só pode, como é nosso terceiro lugar.

2. O Poderoso Chefão

Retiro o que disse na Família Adams: esta, sim, é a música que você não quer ouvir na sua cabeça ao conhecer o pai de sua namorada. O clássico de Nino Rota só ajudou a tornar o filme de Coppola ainda mais icônico.

1. Star Wars

Não há nada que se iguale ao tema de Guerra nas Estrelas, provavelmente a maior trilogia da história do cinema (e me refiro à original, com Han Solo). O tema, que é capaz de causar arrepios em qualquer um, é único e épico, assim como os filmes. Medalha de Ouro para ele, John Williams.