fbpx
Usher

Gostou de “The Fall of The House of Usher”? Confira Esses 10 Livros Clássicos

Se você foi cativado pela atmosfera sombria e envolvente de “The Fall of the House of Usher”, prepare-se para mergulhar ainda mais fundo no mundo do mistério gótico. Esta lista de dez livros é uma porta de entrada para um universo onde o suspense e o sobrenatural se entrelaçam de maneira fascinante.

“Rebecca” – Daphne du Maurier

“Rebecca”, de Daphne du Maurier, é uma obra-prima do suspense psicológico. A história de uma jovem esposa vivendo na sombria Manderley, constantemente assombrada pela presença da falecida primeira esposa de seu marido, Rebecca, é repleta de mistério e tensão. Este livro é uma jornada fascinante pelos corredores escuros do ciúme e da identidade.

“A Assombração da Casa da Colina” – Shirley Jackson

Shirley Jackson, em “A Assombração da Casa da Colina”, nos oferece um conto arrepiante sobre uma casa que parece viver e respirar. No entanto, esse livro não é apenas uma história de fantasmas, mas também um estudo profundo sobre a solidão e a fragilidade da mente humana, tecido com uma prosa magnífica que cativa o leitor desde a primeira página.

“Sempre Vivemos no Castelo” – Shirley Jackson

Continuando com a genialidade de Shirley Jackson, “Sempre Vivemos no Castelo” é, antes de mais nada, um conto de isolamento e de paranoia. A história segue duas irmãs vivendo em reclusão após um trágico incidente familiar, sendo elas e o tio os únicos sobreviventes de um envenenamento. E, mesmo que seja pontuado por momentos de suspense e de tensão, somos obrigados a afirmar que esse é um livro extremamente bem-humorado.

“Contos de Terror, de Mistério e de Morte” – Edgar Allan Poe

E é claro que lista deste tipo estaria completa sem Edgar Allan Poe. “Contos de Terror, de Mistério e de Morte” reúne algumas das histórias mais icônicas de Poe. Cada conto é uma jornada pelo macabro e pelo desconhecido, mostrando porque Poe é considerado o mestre do gênero gótico. Inclusive, há o próprio conto “A Queda da Casa de Usher” nele, o que deu origem à série.

“Sra. Poe” – Lynn Cullen

“Sra. Poe”, de Lynn Cullen, é uma abordagem fascinante e fictícia sobre a vida do próprio Poe. Este romance histórico envolve o leitor em uma trama de amor, ciúme e obsessão, revelando uma nova perspectiva sobre o famoso escritor e seu mundo enigmático.

“Carmilla” – J. Sheridan Le Fanu

Desde já, afirmo que esse é o meu livro favorito nesta lista. “Carmilla”, de J. Sheridan Le Fanu, é sobretudo uma das primeiras e mais influentes histórias de vampiros da literatura. Antecedendo “Drácula”, este conto é tanto uma história de terror quanto uma reflexão sobre a natureza do desejo e da amizade.

“A Volta do Parafuso” – Henry James

Henry James traz em “A Volta do Parafuso” um conto de fantasmas complexo e ambíguo. Nele, a história de uma governanta tentando proteger seus dois pupilos de forças sobrenaturais é contada com uma habilidade narrativa que deixa o leitor em constante dúvida sobre a realidade dos eventos. E, caso goste do livro, sugerimos que posteriormente assista o filme “Os Inocentes”, de 1961.

“A Volta da Chave” – Ruth Ware

“A Volta da Chave”, de Ruth Ware, é um thriller psicológico moderno com um toque clássico, sendo uma releitura de “A Volta do Parafuso”. Bem como no livro interior, este conta a história de uma babá em uma casa cheia de segredos, com o adendo de tecnologias assustadoras. O suspense é construído habilmente, mantendo o leitor adivinhando até o final surpreendente.

“Drácula” – Bram Stoker

Seria realmente preciso fazer propaganda para esse livro icônico? A resposta é: não. “Drácula”, de Bram Stoker, é um dos romances góticos mais famosos de todos os tempos. A história do conde vampiro que viaja da Transilvânia para a Inglaterra é um clássico imperdível, cheio de suspense e terror. Juntamente com “Carmilla”, é considerado um dos livros clássicos do vampirismo.

“O Chamado de Cthulhu” – H.P. Lovecraft

Finalmente, “O Chamado de Cthulhu”, de H.P. Lovecraft, oferece uma viagem ao mundo do horror cósmico. Este conto é uma peça central na obra de Lovecraft, explorando temas de insanidade, conhecimento proibido e a insignificância do homem diante do vasto e desconhecido universo. E, assim como Edgar Allan Poe, o autor de “A Queda da Casa de Usher”, Lovecraft é um dos grandes gênios do terror.

Epílogo: Além das Páginas Sombrias

Ao final desta jornada literária, fica claro que o apelo do gótico e do macabro transcende o tempo e a cultura. Os livros que aqui listamos, assim como “The Fall of the House of Usher”, são mais do que simples histórias de terror; eles são explorações profundas da psique humana, do medo e do desconhecido.

Através destas páginas, somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos e enfrentar as sombras que se escondem em nossos próprios corações.