Como degustar uísque?

Não existe palavra que possa definir a sensação de tomar um bom uísque. Com os seus elaborados métodos de preparo e receitas sofisticadas, a bebida é considerada por muitos como uma arte. Se você quer desfrutar dessa experiência ao máximo, há algumas recomendações de como degustar o uísque. Dá só uma olhada:

ESCOLHENDO O COPO ADEQUADO

Assim como a maioria das bebidas alcoólicas, o uísque requer uso de copos específicos para ser degustado. Procure um copo arredondado — que permita a você mexer a bebida — e que seja de vidro temperado, para que a mão não esquente o uísque.

O ideal é que ele tenha uma boca estreita, a qual permitirá que os aromas do destilado se concentrem mais. Copos mais retos podem ser usados, também, para beber uísque. Só que eles não são recomendados para a degustação.

OBSERVANDO A BEBIDA

Esse momento é importante para saber melhor sobre o uísque. A cor pode dizer muito sobre o seu preparo e idade. Ok, se você não é um especialista, dificilmente isso vai ajudá-lo num primeiro momento. Mas ainda assim, é bom para você ir ganhando familiaridade com a bebida.

SENTINDO O AROMA

Não se desfruta um uísque somente com o paladar. Também existem propriedades únicas para o olfato. Mexa a bebida no copo para que possa soltar os seus aromas. Depois sinto o cheiro colocando o nariz próximo à boca do copo.

Não precisa cheirar muito profundamente, já que a bebida possui uma alta concentração de álcool, que pode te intoxicar.

EXPERIMENTANDO O UÍSQUE

Agora chega o melhor momento da degustação: beba um gole pequeno e espalhe pela boca. Sinta os sabores, a textura e como a bebida reage à sua língua. É suave? Quente? Experimente e veja como é.

O uísque possui sabores diferentes durante a ingestão: o do próprio líquido e o “fim de boca”, que é o sabor deixado após o uísque ser ingerido.

EXTRA: COLOQUE UMAS GOTAS DE ÁGUA

O uso de água na degustação ajuda a experimentar o destilado, porque ela permite identificar os diversos sabores da bebida com mais clareza. Claro que não é para jogar um copo todo, somente algumas gotas já serão o suficiente.

Por que fazer isso? O sabor do uísque, após vários goles, entorpece as papilas gustativas e o nariz, impedindo o indivíduo de reconhecer as propriedades da bebida. Com um pouco de água, é possível diferenciar o sabor do destilado, facilitando para quem está fazendo a degustação.

VÍDEOS EM DESTAQUE