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Hombre Lifestyle: dirigimos a Ford Ranger 2017

Felipe Lex Head de Marketing

Se você já segue a gente no Snap (hombrelifestyle) então sabe que o pessoal da Ford mandou a Ranger 2017 para experimentarmos. Fiquei uma semana com o carro e agora escrevo para mostrar aos senhores o que achei.

A versão que recebi foi a Limited com motor flex 2.5 e câmbio manual.

O que eu achei? A começar pelo exterior, o carro conseguiu ficar mais bonito do que já era. A Ford deu uma retocada no design que agora traz traços mais fortes, deixando a máquina com um visual mais marcante e robusto que me agradou muito.

Mas, neste caso, robustez não é sinal de desconforto. Muito pelo contrario! Fiquei surpreendido com o conforto da nova Ranger, tanto da posição para dirigir quanto dos bancos em couro.

Outra coisa que ajuda muito é a direção elétrica, que em baixas rotações fica super leve (ótimo para andar na cidade e manobrar sem dificuldades) e em alta velocidade se torna mais pesada garantindo a segurança nas estradas.

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Andar na cidade com a nova Ranger te dá a impressão de que os outros são todos pequeninos, então é preciso ter disciplina no trânsito para não usar isso a seu favor e pressionar os motoristas a te dar passagem, pois eles o farão! rs

Antigamente era preciso ter uma boa noção de volante para trafegar com uma caminhonete grande como esta pelas ruas de São Paulo, principalmente para manobrar e estacionar. Mas a Ranger conta com sensores por todos os lados e câmera de ré. Portanto, qualquer um habilitado consegue pilotar uma desta.

No interior deu para perceber que a Ford caprichou e encheu a Ranger de tecnologia. A versão que testamos traz de série ar condicionado digital com duas zonas. A central multimídia é super fácil de mexer e tem tudo quanto é conexão que você pode imaginar: USB, cartão SD, entrada auxiliar e Bluetooth. Tudo funciona super bem e é moleza para conectar.

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Outra coisa bem bacana é o alerta de colisão. Para ser bem sincero, eu tomei um baita susto com ele, mas deu para perceber sua utilidade. Eu estava dirigindo e conversando com um amigo que estava no passageiro, o carro da frente estava andando em uma velocidade constante e não havia carros na frente dele, então pensei: “Não tem por que esse cara frear agora”.

Mas em um segundo de distração que olhei para o lado no meio da conversa, o cara pisou no freio porque decidiu de última hora entrar em uma rua à direita. E foi aí que o alerta de colisão emitiu um barulhão, me dizendo para meter o pé no freio.

Outro recurso bacana é o piloto automático adaptativo. Com ele você escolhe uma velocidade máxima que deseja trafegar e estipula a distância que pretende manter do carro da frente. Feito isso o carro vai acelerar ou frear sozinho se necessário, mantendo os padrões escolhidos.

Além disso, ela conta com os controles de estabilidade e tração, assistente em frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, controle automático de descidas e sistema de permanência em faixa.

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Quanto ao motor 2.5 flex, há quem pense que ele não dá conta pelo peso e tamanho da Ranger, mas isso não é verdade. Esse motor, que gera 168 cv na gasolina e 173 no etanol com 25 kgfm de torque, tem um ótimo fôlego e bota o carro pra andar tranquilamente.

Ter um desses na cidade pode não ser a opção mais prática apenas pelo tamanho, mas se você, assim como eu, gosta de carro grande, pode comprar uma Ford Ranger de olhos fechados. O carro é um conforto só.

E se você tem um sítio, casa de campo ou na praia, ter uma Ranger é uma ótima ideia. Ela acomoda 5 pessoas com folga, e ainda conta com uma caçamba imbatível para qualquer tamanho de porta malas.

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