fbpx

Tudo o que você precisa saber para acompanhar o Super Bowl 50

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Está chegando o segundo momento esportivo mais aguardado do ano: o Super Bowl. Em 2015 a final da NFL uniu mais de 110 milhões de telespectadores ao redor do mundo, perdendo, como evento esportivo, apenas para a final da Liga dos Campeões, com 180 milhões (para termos que comparação, mais de 1 bilhão de pessoas assistiram à final da Copa do Mundo 2014).

Nesse domingo, com início da transmissão às 21h, acontecerá o jogo entre Denver Broncos e Carolina Panthers, a grande final do futebol americano dos Estados Unidos, no Levi’s Stadium, na Carolina do Norte, Califórnia.

O esporte tem se tornado muito popular no Brasil nos últimos anos. No entanto, ele não é tão simples de acompanhar como o futebol ou o tênis por conta das muitas regras existentes. É um jogo muito estratégico e quem não entende minimamente as regras fica boiando na frente da tv e não acha graça no que está rolando.

Então separamos tudo o que você precisa saber para conseguir acompanhar uma partida de futebol americano na boa e se divertir com um dos maiores eventos esportivos do mundo.

O BÁSICO DO BÁSICO

Bem, comecemos pelo básico – só para garantir. O esporte é disputado em partidas que envolvem duas equipes, sendo que quem terminar o jogo com o maior número de pontos ganha. As partidas têm quatro perídos que duram 15 minutos cada um. Mas não pense que o jogo durará apenas 1 hora – o cronômetro para em diversas situações e um jogo pode durar tranquilamente mais de 3 horas.

Cada equipe conta com 11 jogadores e não há limites de substituição. Por isso, cada equipe tem um time somente para defender e outro somente para atacar.

futebol

COMO SOMAR PONTOS

Há cinco maneiras de fazer pontos numa partida de futebol americano.

  • Touhdown (6 pontos): quando leva-se a bola até a end zone do time adversáio (aquela área que é pintada de cor diferente com o nome dos times).
  • Extra point (1 ponto): chute realizado após o towchdown. Para pontuar a bola precisa passar por entre as traves.
  • Conversão de dois pontos (2 pontos, óbvio): depois do touchdown, em vez do extra point a equipe pode optar por essa outra jogada. A bola é posicionada a 2 jardas da end zone e o time tentará fazer “outro towchdown” (também chamado de mini touchdown). Se conseguir, anota dois pontos.
  • Field goal (3 pontos): é a mesma coisa do extra point, só que pode acontecer a qualquer momento do jogo e de qualquer lugar do campo.
  • Safety (2 pontos): quando um jogador é derrubado com a posse de bola em sua própria end zone. O safety também acontece se ele sair pelo fundo ou pelas laterais dessa área.

INÍCIO DO JOGO

A partida começa com o chamado kickoff (que acontece no início do 1º e 3º período e após as pontuações): o jogador dá um chutão da marca de 35 jardas de seu campo em direção ao campo adversário. Um atleta do outro time, o retornador, pega a bola e avança o quanto conseguir. Depois disso começarm as descidas (downs).

kickoff

OS DOWNS

Para o time chegar até a end zone terá que realizar vários downs, que são pequenos avanços de 10 jardas (o campo tem 100 jardas no total). A não ser que o cara pegue a bola e saia correndo até a end zone sem ser parado por ninguém, tipo esse animal aqui.

A equipe tem 4 tentativas para fazer um down. Se não conseguir, a posse de bola passa para o outro time no local em que a jogada terminou. Quando consegue-se, ganha-se mais 4 tentativas para percorrer mais 10 jardas. E isso até fazer o touchdown.

Você vai perceber que raramente um time tenta fazer uma jogada na 4ª tentativa. Geralmente opta-se pelo punt, que é a devolução da bola ao outro time com um chute em direção ao fim do campo adversário. Isso acontece porque caso a jogada não dê certo, o rival recuperará a posse de bola numa posição já avançada para o touchdown.

Outra situação comum na 4ª descida é a tentativa de field goal. Geralmente o time opta pelo field goal quando está na altura, mais ou menos, de 45/40 jardas do campo de ataque ou menos.

O INÍCIO DE CADA DESCIDA

As descidas começam com o snap, que é aquele momento em que um time fica na frente do outro com os jogadores agachados se encarando. Enquanto a bola permanecer no chão, nenhum atleta pode se mover (com exceção de um jogador). A partir do momento que o center entrega a bola ao quarterback pelo meio de suas pernas as coisas passam a acontecer.

O time que está defendendo separa alguns jogadores para partir em direção ao quarterback e bloqueá-lo (os defensive tackles, os defensive ends e também os linebackers), ou então deter o running back (falaremos disso em breve), e outros para acompanhar os atletas adversários que podem receber a bola do lançador (os cornerbacks e os safeties).

O time que está atacando separa alguns jogadores para proteger o quarterback e o running back (o center, os offensive guards e os offensive tackles) e outros para correr e ser alternativa ao lançador (os wide receivers). A posição de tight end pode exercer tanto um trabalho de proteção ao quarterback, quanto de recepção de lançamento.

Por isso que esse tal de quarterback é a estrela do time – ele que executa a parte principal da jogada.

snap

TIPOS DE JOGADA

Há duas opções diferentes de jogadas para tentar o first down (o avanço das 10 jardas lá, lembra?) e o touchdown: a corrida e o lançamento.

  • Corrida (jogo terrestre): nesse caso o quarterback passa a bola (sem lançar) a um jogador de sua equipe, o running back, que vai correr para avançar jardas. Ano passado escrevemos sobre Marshawn Lynch, a besta, um running back furioso que atorpela todo mundo pela frente. Às vezes – algo raro – o próprio quarterback sai correndo com a bola. Essa é uma jogada inesperada.
  • Lançamento (jogo aéreo): a outra opçao é o quarterback lançar a bola para um jogador de sua equipe. Esse lançamento tem que ser feito de trás da linha de scrimmage (ponto onde inicia-se a jogada) e pode acontecer apenas uma vez por jogada. O lançamento não pode ser feito para trás (mas após o lançamento a bola só pode ser passada para trás. Dá uma olhada nessa jogada).

FINAL DAS JOGADAS

Uma jogada termina quando a bola cai no chão sem um lançamento ser concluído (passe incompleto), quando o jogador que está com a bola é derrubado (o chamado tackle, e no caso do quarterback ser derrubado sack), quando o atleta sai com a bola pela lateral ou em caso de touchdown.

Também acontece de o jogador que está com a bola ajoelhar no chão para parar a jogada quando está no fim do jogo e o time precisa apenas deixar o tempo passar.

Vale notar que se o recebedor cair no chão e nenhum adversário o tocar e nem a bola tocar na grama, a jogada prossegue.

Esse é o básico do futebol americano e tudo o que você precisa saber para poder acompanhar o jogo. Ainda há incontáveis regras, ainda mais quando falamos de faltas.  Mas isso a gente vai pegando com o tempo.