11 apps para gerenciar suas finanças pessoais

Organizar suas finanças pessoais dá muito trabalho. Hoje em dia, contudo, não mais. Poderíamos usar a desculpa do trabalho para justificar nosso descontrole financeiro há alguns anos, quando precisávamos fazer todos os controles na caneta.

Mas hoje é diferente, então se você fez aquela promessa de final de ano, e pretende gerenciar melhor suas finanças em 2016 vale a pena conferir esses aplicativos que são realmente úteis – e gratuitos – e não ter mais surpresas dolorosas no fim do mês.

— CONTROLE DE FINANÇAS —

Money Wise (Android)

money-wise-el-hombre

Esse software foi eleito pelo LifeHacker como “o melhor aplicativo de monitoramento de orçamento para Android” em 2012. Sim, é bastante tempo – mas o app continua ótimo.

Ele faz o básico de registrar entrada e saída de dinheiro e exibir o resultado em relatórios e gráficos. Oferece também a possibilidade de editar categorias das movimentações para você se organizar (restaurante, transporte, estudo e etc), além de possibilitar o registro de várias contas.

O forte dele são os gráficos, visualmente muito bons e profissionais. Com o Money Wise você pode também exportar os dados do app para o computador e importá-los num aplicativo de planilhas, como o Excel.

Money Lover (iOS, Android e Windows Phone)

Money-Lover-el-hombre

O Money Lover é muito querido pelos usuários. E isso é creditado à sua plataforma intuitiva.

Além de registrar os ganhos e gastos, o aplicativo também oferece o recurso de alerta sobre dividas e transações para que você não esqueça os pagamentos.

Quem quiser, pode também optar pela personalização de categorias e pelo widget, que facilita o acesso ao app.
Já foi traduzido para o português.

Minhas Economias (iOS e Android)

minhas-contas-el-hombre

Esse aplicativo oferece o serviço de controle financeiro e orçamento. Com ele você pode verificar o saldo de suas contas (é possível cadastra mais de uma), informar e programar despesas e receitas, registrar lembretes de contas a pagar e categorizar as movimentações.

O Minhas Economias também tem um feed de notícias sobre finanças pessoais. Outro recurso interessante é a possibilidade de arquivas todos os dados na nuvem.

O Aplicativo também sincroniza com o site.

Finance (iOS)

Finance-el-hombre

App poderoso, um dos mais bem avaliados na App Store. Ele te permite gerenciar contas em outros países (bom para os gringos). Com sistema de contas em níveis e subníveis, você pode gerenciar desde gastos numa viagem específica até um planejamento anual.

Um diferencial do Finance é que ele permite que você fotografe e anexe notas, recibos, comprovantes e outros documentos no momento do lançamento. Isso pode te ajudar a não se esquecer onde gastou aquela fortuna toda.

Nele também é possível fazer transferência de valores entre contas.

O design minialista e agradável é um ponto forte do aplicativo.

GuiaBolso (iOS e Android)

guia-bolso-el-hombre

O GuiaBolso foi eleito o melhor aplicativo nacional de controle financeiro em 2014. E realmente o software é muito bom.

Ele sincroniza com os dados do seu internet banking. Assim, toda atualização realizada por lá será atualizada no aplicativo – sem necessidade de você lançar as informações.

Você pode adicionar quantas contas quiser. Também há a opção de incluir conta manual, para as transações que são realizadas com dinheiro vivo.

Outro recurso bem interessante, é que os dados são categorizados automaticamente. “Bares e Restaurante”, “Transporte”, “Mercado”, “Saúde”, o aplicativo reconhece onde seu gasto foi realizado e organiza as informações. Se der algum problema é possível editar.

Quando você estiver chegando no limite de suas possibilidades financeiras, o aplicativo lhe informará com um aviso sutil que você está perdendo o controle. Com o GuiaBolso você também pode traçar metas por categorias dentro de nossas possibilidades para não se perder.

Se você está preocupado em introduzir os dados do banco no aplicativo, fique tranquilo, o app não permite realizar transações, apenas acompanhar o que está acontecendo. O sistema utilizado pelo aplicativo é o mesmo utilizado pelos bancos (criptografia) e faz com que apenas você – e nem mesmo os funcionários do GuiaBolso – tenham acesso aos dados. Eles são certificados pelas empresas de segurança Site Blindado e Symantec.

Organizze (iOS e Android)

Organizze-el-hombre

É talvez o aplicativo mais popular do iOS. Ele tem um visual bem clean e minimalista, tornando a experiência de gerenciamento de finanças mais prática.

Além de todas as funções básicas de controle de finanças já citados nos outros aplicativos, o Organizze também salva seus dados em nuvem, o que te permite acessá-los por outros dispositivos da Apple, e sincroniza com dados bancários.

A ideia é que se utilize o serviço também na web, disponível no site oficial. E para funcionar, não é preciso que haja internet (em tablets e smartphones) – quando o aparelho se conectar à rede a sincronização acontece.

O Organizze também está disponível para Android.

Toshl Finance (iOS, Android e Windows Phone)

Toshl-Fincance-el-hombre

Neste app, gerenciar finanças é um pouco mais divertido. Isso porque existe um monstrinho que vai te dizendo se você pode gastar mais ou não. Assim como o Organizze, tem uma interatividade alta com seu site, o Toshl, que lhe permite baixar seus relatórios e alimentar suas planilhas online.

O aplicativo foi bem avaliado por diversas publicações, como New York Times, BBC, Wall Street Journal, e também na Apple Store e no Google Play. Oferece os recursos já citados acima no que diz respeito ao controle financeiro: controle financeiro, orçamento, planejamento, exportação de dados (PDF, XLS, Google Docs, Excel).

— OUTRAS FUNÇÕES —

Calculadora do Cidadão (iOS e Android e Windows Phone)

Calculadora--do-Cidadão-el-hombre

Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Ele é um simulador financeiro que auxilia a prever algumas situações.

São cinco opções de serviço: aplicação com depósitos regulares; financiamento com prestações fixas; valor futuro de um capital; correção de valores; e Cartão de Crédito.

Se você quer viajar, por exemplo, e precisa saber quanto tempo e quantia de aplicação na poupança será necessário para render um valor X, o app pode te ajudar.

Tippz (iOS e Android)

Tippz-el-hombre

O Tippz é um app bem interessante – e, talvez, polêmico. Possível que você já tenha passado pela situação de estar apertado financeiramente, ir comer com a galera, pedir o prato mais barato para não estourar o orçamento e no final da noite alguém sugerir de dividir a conta por igual.

A proposta do Tippz é acabar com essa malandragem.

O app oferece acesso a cardápio de bares e restaurantes e permite o controle dos pedidos da mesa, dividindo o que cada um ordenou. No final, valores como serviço e couvert também são calculados rápida e justamente.

Assim cada um paga exatamente o que comeu.

MSN Dinheiro (iOS, Android e Windows Phone)

MSN-Dinheiro-el-hombre

O aplicativo do MSN é uma importante ferramenta de informação. Ele oferece notícias do mundo financeiro, com atualizações dos principais índices do planeta, cotações cambiais, preços de commodities e etc.

Além disso, o aplicativo também oferece algumas ferramentas de controle financeiro.

Boleto Scanner (iOS)

boleto-scanner-el-hombre

Único aplicativo pago da lista (us$ 1,99), o Boleto Scanner tem a função de ler boletos. Aí em vez de você ter que ficar digitando o extenso número do documento, basta passar a câmera do celular sobre o código de barras e pronto.

Ele não vai te ajudar efetivamente a controlar os gastos – mas quebra um baita galho.

VÍDEOS RELACIONADOS