Como fazer as pessoas gostarem de você: 6 dicas simples e eficazes

Um dos livros mais vendidos de todos os tempos é o clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie. Nessa obra o autor destaca algumas dicas simples para ajudar as pessoas a fazerem amigos.

Já faz um tempo que eu queria abordar esse tema. A arte de fazer amigos é uma habilidade social importante que todos deveriam entender para se relacionar melhor com as pessoas, inclusive com as mulheres.

Tive meu primeiro contato com o livro ainda adolescente, em especial porque eu era extremamente reservado e tinha poucos amigos. No colégio, ser o nerd da turma não ajudava a me relacionar com ninguém. Os garotos mais populares se destacavam por serem bonitões ou eram bons em algum esporte. Eu não era nem um, nem outro.

Infelizmente, naquela época achei que os conselhos de Carnegie eram muito simples e que, por ser um livro antigo, não adiantaria de nada. Ou seja, continuei sendo um garoto impopular.

Só voltei a ter contato com os fundamentos dessa obra alguns anos mais tarde, já na faculdade. Foi algo que transformou minha vida, especialmente por entender alguns pilares básicos para conquistar a afeição das pessoas.

Talvez você já seja uma pessoa sociável e querida pelos outros. Ainda assim, é interessante conhecer quais são esses fundamentos para que consiga entender o que já faz de forma intuitiva — e se ainda há alguma coisa que poderia fazer para se tornar mais carismático.

Abaixo, separei 6 dos conselhos de Carnegie que eu considero essenciais para fazer as pessoas gostarem de você.

1# DEMONSTRE INTERESSE GENUÍNO PELOS OUTROS

Não há nada mais chato do que aqueles caras que estão a todo momento falando deles mesmos, das suas conquistas, dos seus objetivos. Não seja assim.

Quando estiver com alguma pessoa, busque se interessar genuinamente por ela, fazendo-a se sentir importante.

Pergunte coisas que você sabe que ela terá prazer em falar a respeito. Lembre-se de que você não ganhará a afeição de ninguém falando coisas maravilhosas sobre si mesmo.

Getty Images

2# CHAME A PESSOA PELO NOME

Não há palavra que soa melhor aos nossos ouvidos do que nosso próprio nome. Experimente, da próxima vez que for a um restaurante, chamar o garçom pelo nome. Ao fazer isso, tenha certeza de que você será muito melhor atendido.

Isso vale para qualquer situação. Desde uma mulher que acabou de conhecer num bar até para uma pessoa que está ao seu lado num evento.

Existem alguns truques que você pode usar para guardar o nome de uma pessoa, mas a forma mais simples de se lembrar é repetir seu nome pelo menos três vezes logo no início da conversa. Ao fazer isso, ficará mais fácil para você se lembrar mais tarde.

3# SORRIA

Se a palavra é a chave para a razão, o sorriso é a chave para o coração. Quando você sorri, as pessoas se sentem mais confortáveis na sua companhia. Ninguém quer estar ao lado de pessoas mal humoradas ou que vivem com cara fechada. Isso é chato.

Quando você sorri ou demonstra apreciar a companhia do outro, será percebido como alguém mais interessante, um ótimo interlocutor.

4# FAÇA ELOGIOS SINCEROS

Quem não gosta de receber um elogio? Elogios fazem bem a qualquer pessoa e todos nós gostamos de ser apreciados pelos outros.

Mas aqui vale um cuidado. Sempre faça um elogio de forma sincera, por algo que você realmente admira na outra pessoa. Porque caso o elogio seja falso ou exagerado, você poderá ser visto como um bajulador e isso não ajudará em nada.

Todas as pessoas têm algo que pode ser genuinamente apreciado. Talvez um acessório que te chamou atenção, talvez um trabalho que tenha sido bem feito, talvez algum elemento do comportamento. Faça esse exercício de sempre encontrar algo que aprecia no outro.

Getty Images

5# OLHE NOS OLHOS

Quem não se sente incomodado de conversar com alguém que a todo momento olha para os lados ou simplesmente começa a mexer no celular? Quando você conversa olhando nos olhos, é uma forma de deixar bem claro que você está prestando atenção e ele é importante.

6# NÃO FAÇA CRÍTICAS DESTRUTIVAS

Criticar a outra pessoa é a forma mais rápida de estragar qualquer relacionamento. Não faça isso. Ainda que a te peçam um conselho, não critique diretamente o que quer que seja.

Caso você queira fazer uma consideração que acredita poder ajudar, sempre comece com um elogio. Faça sua observação de forma bastante sucinta e termine com um novo elogio. Dessa forma você não deixa de ser honesto, mas também não estraga seu relacionamento.

Por exemplo, imagine que um colega de trabalho te pediu uma opinião sobre um relatório e você acredita que está faltando dados importantes.

Comece fazendo um elogio pelo esforço dele em cumprir o prazo, fale brevemente sobre alguns “detalhes” que poderia acrescentar e finalize dizendo que admira a forma cuidadosa que ele formatou o documento.

E em geral, se alguém não te pedir opinião, não se intrometa.

COLOCANDO ESSAS DICAS EM PRÁTICA

Fazer uma pessoa gostar de você, como podemos ver pelas dicas acima, não é complicado. São passos muito simples que qualquer pessoa, em qualquer contexto social, pode aplicar.

Mas a grande questão é por que a maioria das pessoas não o faz? É estranho, mas quando as coisas parecem simples demais, nós não colocamos em prática.

Pegue o caso das dietas, por exemplo. Todos nós sabemos que para se ter um corpo em forma precisamos basicamente de nos alimentar bem, evitar açúcares, refrigerantes, gordura saturada e nos exercitar regularmente.

Muito simples, mas ainda assim muitos de nós não colocam em prática.

Para ser uma pessoa mais carismática, tente colocar essas simples dicas em ação, demonstrando interesse pelos outros, chamando todos pelo nome, mantendo contato visual, evitando críticas destrutivas e encontrando algo para apreciar nas outras pessoas.

Com isso você certamente se tornará muito mais querido pelas pessoas próximas.

VÍDEOS SUGERIDOS