fbpx

Crew Cut: como adotar esse corte? Veja 13 fotos para se inspirar

Post em parceria com Barba Brasil

***

Se você está buscando um corte de cabelo estiloso e prático, deveria considerar o Crew Cut. Em português, seria algo como “Corte da Tripulação”. Isso porque ele se popularizou nos anos 1920 entre os remadores universitários dos EUA. A palavra “crew” é o nome que dão para os integrantes de uma equipe de remo. As principais características dele são:

  • Laterais raspadas, com fade opcional;
  • Topo baixo, aparado na tesoura.

Imagine você remando contra o vento, numa competição acirrada — e a cabeleira caindo nos seus olhos? Ia acabar com todo o foco e concentração. Por isso ele virou tendência dentro deste grupo de atletas. Mais tarde, ele também seria muito usado por soldados americanos da 2ª Guerra Mundial, por isso muitas pessoas o consideram um corte militar.

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Esse corte oferece uma grande versatilidade. Não interessa se você tem cabelo liso, ondulado, crespo ou afro: fica bom em todos os casos. Nas décadas posteriores à guerra, o Crew Cut se espalhou pelo mundo. E, nos últimos anos, virou uma febre. Vários ícones da moda masculina o adotaram, como David Beckham, Justin Timberlake e Zayn Malik.

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

TEM DIFERENÇA COM O UNDERCUT?

“Qual é a diferença entre o Crew Cut e o Undercut?”, você pode estar se perguntando. A resposta é simples. O Undercut é um estilo de corte que possui as laterais baixas e a parte superior maior. O Crew Cut segue essa regra, assim como o Slick Black (com fios mais longos, penteados para trás), o New Pompadour (com topetão frontal) e tantos outros.

Sendo assim, podemos dizer que o Crew Cut é um tipo de penteado dentro do universo do Undercut. Ao adotá-lo, portanto, você estará adotando um Undercut também. Dito isso, há diferentes maneiras de estilizar o seu. Você pode variar no comprimento lateral (desde quase zerado até os pentes altos) e também nos fios de cima. É uma questão de gosto.

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

CREW CUT PODE TER FADE?

Outra questão é o fade, ou “degradê” em português. Você pode adotá-lo nas laterais do Crew Cut? Com certeza. Fica bem estiloso, dá um toque contemporâneo ao seu look. Mas se você preferir as laterais uniformes, como se usava antigamente, tranquilo também.

O comprimento dos fios de cima também pode variar. Desde que não fiquem muito longos, claro, senão vai perder a praticidade do corte. Na hora de pentear, uma alternativa é deixar para cima ou para o lado, caso os fios estejam um pouco maior.

Na teoria, dá para usar também as laterais aparadas na tesoura. Só que aí precisa pedir para o barbeiro deixar bem baixinho, senão perde a característica do corte.

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

VERSATILIDADE E PRATICIDADE

Uma grande vantagem do Crew Cut é a praticidade na hora de pentear. Dependendo da altura dele, nem é preciso pomada ou cera. É só secar – e pronto. Mas se estiver maior, você coloca um pouco de fixador na parte superior e, com facilidade, vai deixar no estilo.

Sobre a manutenção, o ideal é ir ao barbeiro a cada 20 dias, mais ou menos, para aparar as laterais. Mas se você for uma vez ao mês, tudo bem, não vai perder o corte. Só não pode passar muito disso.

Outro benefício do Crew Cut é que ele passa uma imagem atlética e vigorosa para quem o está usando. Afinal, tem uma história relacionada a remadores e soldados, que são exemplos de uma boa preparação física.

crew cut corte de cabelo masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

CREW CUT COM BARBA

E quanto à barba? Historicamente, o Crew Cut foi usado pelos homens devido à sua praticidade. Então uma barba longa — e trabalhosa de cuidar — dificilmente faria um bom par com ele. Por isso a maneira mais tradicional de usar é sem barba. Ou, então, com uma barba baixa.

Mas os tempos são outros. Hoje em dia, muitas pessoas usam o Crew Cut pelo estilo somente. Então se você quiser combiná-lo com um barbão de lenhador, por exemplo, não tem problema nenhum. Pode ficar bem legal, como as fotos abaixo mostram:

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

Crew Cut Corte de Cabelo Masculino

POST EM PARCERIA COM BARBA BRASIL

E aí, o que achou desses looks de inspiração para o Crew Cut? Esse post é uma parceria entre o El Hombre e a Barba Brasil, que oferece uma linha completa de produtos para cuidar do cabelo e da barba. Leitores do El Hombre têm 10% OFF em qualquer compra no site com o cupom MODAMASCULINA10.