Academia mental: 6 dicas para deixar seu cérebro mais forte

Aqui no El Hombre temos muitos artigos de fitness, com dicas de como otimizar seus treinos físicos. E hoje vamos falar novamente sobre academia. Mas não para o corpo e, sim, para o cérebro. Fizemos uma lista de 6 hábitos que podem aumentar a sua força mental, trazendo grandes benefícios à sua vida. Com eles você desenvolverá uma maior capacidade de concentração, criatividade, análise, raciocínio lógico e muito mais.

1# LEIA LIVROS TODO DIA

De nada adianta ter um cérebro saudável se ele estiver vazio, portanto desenvolva o hábito de ler livros diariamente, nem que seja 30 minutos. Assim você vai expandir o seu conhecimento e manter seu cérebro em atividade constante.

2# ESCREVA SUAS IDEIAS NUM PAPEL

Enquanto ler ativa algumas áreas do cérebro, escrever ativa outras. Isso porque você terá que raciocinar sobre o tema, conectar ideias diferentes e sintetizar tudo num novo pensamento. Por isso nós recomendamos manter um diário de bordo, para registrar  ideias, anotar objetivos, montar listas de tarefas e assim por diante.

3# MEDITE COM REGULARIDADE

A meditação traz diversos benefícios à nossa saúde, entre eles melhorar a nossa capacidade de concentração e fortalecer as funções cognitivas. E uma boa notícia? Modestos 10 minutos de meditação diária já fazem bem ao nosso cérebro, segundo estudos.

4# FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS

Pois é, senhores. As atividades físicas têm um grande reflexo em nossa saúde mental. Uma pesquisa americana revelou que os exercícios podem deixar o nosso cérebro até 10 anos mais novo. Então é preciso incluir os esportes na sua rotina. Não se esqueça, também, de se alimentar bem e dormir bem.

5# PRATIQUE ESPORTES DA MENTE

O que seriam “esportes da mente”, antes de mais nada? São aquelas atividades que colocam o nosso raciocínio lógico, o processo analítico e a criatividade em constante trabalho. Como jogar poker, ou xadrez, ou fazer palavras-cruzadas, ou Sudoku…

6# APRENDA NOVAS HABILIDADES

Quando você aprende qualquer habilidade nova — seja mental, como uma segunda língua, ou física, como um esporte diferente — o nosso cérebro desenvolve novas conexões. Sendo assim, o aprendizado constante ajuda a nossa mente a se manter ágil.

VÍDEO EM DESTAQUE