fbpx
astronautas nasa lua

Conheça os 4 astronautas escolhidos pela NASA pra primeira viagem à Lua em 50 anos

Os astronautas que liderarão a primeira missão tripulada à Lua em cinco décadas foram revelados na segunda-feira, alinhando o quarteto para começar o treinamento para o histórico sobrevoo lunar Artemis II, programado para decolar em novembro de 2024.

Os astronautas são Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense.

Wiseman, 47 anos, é um aviador naval condecorado e piloto de teste que foi selecionado pela primeira vez para ser astronauta da NASA em 2009. Natural de Baltimore, Maryland, ele completou uma missão espacial anterior, uma viagem de 165 dias para a Estação Espacial Internacional, lançada a bordo de um foguete russo Soyuz em 2014. Mais recentemente, Wiseman atuou como chefe do escritório de astronautas antes de renunciar em novembro de 2022, tornando-se elegível para uma atribuição de voo. Wiseman servirá como comandante da missão Artemis II.

Hansen, 47 anos, é um piloto de caça selecionado pela Agência Espacial Canadense para treinamento de astronautas em 2009. De London, Ontário, Hansen é um dos apenas quatro astronautas canadenses ativos e recentemente se tornou o primeiro canadense a ser responsável pelo treinamento de uma nova classe de astronautas da NASA. Ele será o primeiro canadense a viajar para o espaço profundo.

Glover, 46 anos, é um aviador naval que retornou à Terra de sua primeira viagem espacial em 2021 após pilotar o segundo voo tripulado da espaçonave Crew Dragon da SpaceX e passar quase seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional. “É muito mais do que os quatro nomes que foram anunciados”, disse Glover durante o anúncio de segunda-feira no Johnson Space Center da NASA em Houston. “Precisamos celebrar este momento na história humana. É o próximo passo na jornada que levará a humanidade a Marte.”

Glover, nascido em Pomona, Califórnia, serviu em vários esquadrões militares nos Estados Unidos e no Japão nos anos 2000 e completou o treinamento de piloto de teste com a Força Aérea dos EUA. Quando foi selecionado para o corpo de astronautas da NASA em 2013, estava trabalhando no Senado dos EUA como bolsista legislativo. No total, Glover registrou 3.000 horas de voo em mais de 40 aeronaves, mais de 400 pousos em porta-aviões e 24 missões de combate. A primeira missão de Glover ao espaço foi como parte da equipe SpaceX Crew-1, que foi lançada para a Estação Espacial Internacional em novembro de 2020 para uma estadia de seis meses no laboratório orbital.

Koch, 44 anos, é veterana de seis viagens espaciais – incluindo a primeira viagem espacial totalmente feminina em 2019. Ela detém o recorde de maior tempo de voo espacial único por uma mulher, com um total de 328 dias no espaço. Koch também é engenheira elétrica que ajudou a desenvolver instrumentos científicos para várias missões da NASA. Koch, natural de Grand Rapids, Michigan, também passou um ano no Polo Sul, uma estadia difícil que pode prepará-la bem para a intensidade de uma missão lunar.

Sobre esta missão

A missão Artemis II se baseará na Artemis I, uma missão de teste não tripulada que enviou a cápsula Orion da NASA em uma viagem de 2,2 milhões de quilômetros ao redor da Lua, concluída em dezembro. A agência espacial considerou essa missão um sucesso e ainda está trabalhando na análise de todos os dados coletados.

Se tudo correr conforme o planejado, a Artemis II decolará por volta de novembro de 2024. Os membros da tripulação, dentro da nave espacial Orion, serão lançados no topo de um foguete do Sistema de Lançamento Espacial desenvolvido pela NASA, partindo do Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

A jornada deve durar cerca de 10 dias e enviará a tripulação além da Lua, possivelmente mais longe do que qualquer humano já viajou na história, embora a distância exata ainda não tenha sido determinada. “A distância exata além da Lua dependerá do dia do lançamento e da distância relativa da Lua em relação à Terra no momento da missão”, disse a porta-voz da NASA, Kathryn Hambleton, por e-mail. Depois de contornar a Lua, a nave espacial retornará à Terra para um pouso na água no Oceano Pacífico.

A Artemis II deve abrir caminho para a missão Artemis III ainda nesta década, na qual a NASA prometeu colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície lunar. Também marcará a primeira vez que seres humanos pousarão na Lua desde o fim do programa Apollo em 1972.

A missão Artemis III deve decolar ainda nesta década. No entanto, grande parte da tecnologia necessária para a missão, incluindo trajes espaciais para caminhar na Lua e um módulo lunar para transportar os astronautas até a superfície lunar, ainda está em desenvolvimento. A NASA planeja o lançamento da Artemis III para 2025, embora o inspetor-geral da agência espacial já tenha dito que atrasos provavelmente adiarão a missão para 2026 ou mais tarde.

A agência espacial busca retornar as pessoas à Lua há mais de uma década. O programa Artemis foi projetado para abrir caminho para a criação de um posto avançado lunar permanente, permitindo que os astronautas vivam e trabalhem mais profundamente no espaço a longo prazo, enquanto a NASA e seus parceiros traçam um caminho para enviar os primeiros humanos a Marte.

***

Fonte: CNN