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Curiosidades do mundo do automóvel – Parte 2: Dinheiro

Quanto vale um sonho? Essa é uma pergunta que frequentemente nos fazemos. E quando o sonho tem 4 rodas fica muito mais difícil encontrar uma resposta.

Às vezes um simples fusquinha, que é parte da família há anos e passa de avô para neto, pode valer tanto quanto um modelo novinho em folha. Em outras, basta o carro ser de fabricação limitada ou ter sido guiado por alguma celebridade que seu preço sobe às alturas. Enfim, as variáveis são muitas.

O valor de um automóvel vai muito além do aspecto monetário. Quase todas as coisas que fazem parte deste fascinante universo passam por complicados processos de avaliação antes de receberem uma etiqueta de preço.

Basta dizer, por exemplo, que existem colecionadores pagando verdadeiras fortunas por partes remanescentes do Porsche Spyder que se espatifou em um poste com o ator James Dean ao volante. Vai entender…

Neste segundo capítulo da nossa série (veja o primeiro aqui), vamos contar algumas estórias do mundo do automóvel que envolve dinheiro.

  • Carro mais caro do mundo

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O valor mais alto já pago por um automóvel foi alcançado recentemente por uma reluzente Ferrari 250 GTO 1963 vermelha usada em competições. O carro até então era propriedade de um colecionador espanhol e foi arrematado em um leilão por um comprador anônimo pela inimaginável bagatela de US$ 52 milhões. Apenas para efeito de comparação, com essa grana você compra 4.800 carros populares ou 8 iates iguais ao do modelo adquirido por Neymar.

Os modelos Ferrari dos anos 50 e 60 têm se valorizado cada vez mais nos últimos anos, atraindo investidores e entusiastas do mundo todo. Basta dizer que, até o ano passado, o recordista em valor de venda era outra Ferrari 250 GTO, adquirida pela metade desse preço.

  • Modelo exclusivo mais caro da história

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O modelo exclusivo mais caro já construído até hoje foi um Maybach Exelero, encomendado por um rapper americano chamado Bryan Williams (conhecido como “Birdman”). A máquina, que é única, custou US$ 8 milhões.

O Exelero é um monstrengo de 6 metros de comprimento que mesmo pesando 2.6 toneladas consegue fazer de 0 a 100 km/h em absurdos 4.4 segundos. Tudo isso graças a um motor V12 duplamente turbinado que gera 700 cavalos. As linhas exóticas do automóvel vêm do trabalho de um estudante de 24 anos que venceu uma competição de design. A Maybach comprou a ideia e o resultado final você pode conferir aí na foto.

  • Automóvel em produção mais caro do mundo

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O automóvel em produção mais caro do mundo atualmente é o Lamborghini Veneno. Custando a fortuna de US$ 4.5 milhões, o modelo italiano tem gerado turbulência desde que saiu da linha de produção. Foi duramente criticado pelos admiradores mais puristas da marca por conta do desenho extravagante e chegou a figurar em algumas listas de “carros mais feios do mundo”. Opiniões à parte, ele é um legítimo puro sangue.

Superlativo em tudo, vem equipado com um propulsor V12 aspirado de 6.5 litros capaz de despejar 750 HP e catapultar o bólido do zero absoluto até os 100 km/h em 2.9 segundos, batendo a máxima de 355 km/h.

  • Enfeite de capô mais caro da história

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O icônico enfeite de capô dos modelos da Rolls-Royce se chama The Spirit of Ecstasy”. Ele também é conhecido como “Emily”, “Silver Lady” ou “Flying Lady”.

O objeto tem uma história bem interessante: a modelo da escultura era uma moça chamada Eleanor Velasco Thornton, que fora secretária do editor chefe da revista The Car Illustred, o Barão de Montagu. O Barão – que era casado – teve um romance secreto com Eleanor por mais de uma década, desde 1902 até ela morrer em 1915, quando o navio onde viajava fora torpedeado. Em sua homenagem, o Barão encomendou ao escultor Charles Robinson Sykes uma escultura que capturasse a essência de sua amada e a pôs no capô do seu Rolls. Até então os modelos da marca traziam apenas o emblema do duplo “R”. Mais tarde, a Rolls decidiu por adotar a estatueta de Sykes em todos os seus carros na busca por maior luxo e exclusividade.

E o que isso tem a ver com dinheiro? Em 2008 foi lançada uma edição especial da dama de prata, toda incrustada de diamantes, que custava míseros US$ 200.000. Sim, hombre: só o enfeite do capô deste carro vale mais do que sua casa.

  • Moto-transporte chinês

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A China é o país mais populoso do mundo. Logicamente, o trânsito por lá também carrega números assustadores. E com os engarrafamentos constantes, surgiu um novo tipo de serviço: se você estiver preso no tráfego e precisa chegar rápido em algum lugar, basta acionar o moto-transporte.

Por uma taxa de US$ 64 você solicita o serviço via celular, o motociclista vai até sua localidade levando um motorista na garupa, coloca você na moto e seu parceiro assume o volante do carro. Você chega ao seu compromisso na hora e seu carro chega depois. Taí uma ótima opção de negócio para o nosso trânsito!

  • Multas no Reino Unido

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No Reino Unido deve-se tomar muito cuidado com o uso da buzina.  A multa para quem estiver estacionado e buzinando é de salgados US$ 50! A primeira multa de trânsito da história britânica foi aplicada no ano de 1895, curiosamente, em um dos pioneiros na construção de motores, o senhor John Henry Knight. Ele pagou 5 shillings (a moeda britânica da época – algo em torno de US$ 0,60) por guiar sem habilitação.

Já na Suíça, as multas são proporcionais à renda do condutor. A maior pena por excesso de velocidade já aplicada por lá foi para um sueco que foi pego dirigindo a 241 km/h e bateu a casa de US$ 1 milhão. Por aí a gente calcula quão pobre deveria ser esse rapaz.

  • Valor do carro mais antigo do mundo

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O carro mais antigo do mundo data do ano de 1884 e foi construído sob encomenda na França para o Conde de Dion. Ele se encontra em perfeito estado de conservação, com plenas condições de uso e foi arrematado em um leilão no ano de 2011 pelo valor de US$ 4.6 milhões. Ele era movido a vapor, tinha uma autonomia de 32 km, podia levar até 4 pessoas e era chamado de “La Marquise” (em homenagem à mãe do Conde).

Dá para dizer também que este é o carro de corrida mais antigo do mundo, já que chegou a participar de uma, em 1887. Foram produzidas 20 unidades do “La Marquise” e, das 6 que sobraram, apenas este está inteiro.

E você, conhece alguma curiosidade do mundo do automóvel sobre dinheiro que não listamos? Comente abaixo. Semana que vem falaremos sobre regionalismo.