Deslocamento Lateral: exercício educativo #8

O deslocamento lateral tem a mesma finalidade do Carioca/Samba: fortalecer algumas musculaturas pouco estimuladas durante a corrida que irão te ajuda a ter uma melhor estabilidade das articulações. Principalmente se você é um corredor de rua e costuma enfrentar diferentes tipos de terrenos.

Mas então, por que utilizar esse movimento em vez do Carioca? Pelo simples fato de que ele é mais fácil e, por isso, permite uma maior velocidade e consequentemente troca de direção.

A troca de direção é um fator fundamental de ser treinado para todos os praticantes de corrida ou de outros esportes que possuem paradas e trocas de direção bruscas, como, por exemplo, o futebol.

A maioria das lesões de entorse ocorre quando o jogador está indo em uma direção e necessita mudar rapidamente a força para outro lado. Como sua musculatura não está forte o suficiente para suportar, essa tensão acaba sendo transferida para o ligamentos que eventualmente não conseguem estabilizar e geram uma lesão.

Com certeza você já viu alguém praticando o deslocamento lateral. Basta trotar lateralmente, como no Carioca/Samba, só que sem cruzar as pernas.

Para desenvolver esse exercício, podemos utilizar uma progressão quase que infinita dependendo do objetivo da pessoa.

Se você pratica um esporte em que a troca de direção é muito solicitada (ex: futsal), podemos começar com a seguinte progressão:

  • 3 passos para um lado e 3 passos para o outro lado
  • 2 passo para um lado e 2 passos para o outro lado
  • 1 passo para um lado e 1 passos para o outro lado

Ou gerando um deslocamento, o que é excelente para grandes turmas:

  • 3 passo para um lado e 1 passos para o outro lado
  • 2 passo para um lado e 1 passos para o outro lado

Para um praticante de corrida de longa distância podemos trabalhar com deslocamentos mais focados no fortalecimento em si e menos na funcionalidade para a modalidade. Para isso realize uma progressão simples:

  • Fazer somente o exercício indo para um lado
  • Fazer esse exercício indo e voltando (indo com a direita a frente e voltando com a esquerda a frente)