fbpx
Esporte

Esporte virtual, emoção real

Há tempos que as emoções do esporte não são exclusividade das modalidades tradicionais. Futebol, vôlei, basquete e tênis seguem sendo uma fonte de histórias épicas, com jogos inesquecíveis e sensações indescritíveis, no entanto, suas versões digitais estão ganhando cada vez mais relevância e ocupando mais espaço no coração dos torcedores.

A história dos eSports começa em 1972, com um campeonato de Spacewar, organizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Na época, o vencedor levaria para casa um ano de assinatura da revista Rolling Stone. Durante as seguintes décadas os torneios foram algo intermitentes e foi na virada do milênio que o cenário começou a construir as bases para um futuro glorioso.

A pedra fundamental já estava colocada, no entanto, a grande virada para os esportes digitais chegou no ano de 2010. A criação da Twitch.tv foi um fator determinante, pois a plataforma de streaming rapidamente se tornou a principal fonte de transmissão dos campeonatos. Tudo em tempo real, como na televisão, porém, no campo dos eSports: a Internet.

Na última década os jogos digitais cresceram em termos de público, investimentos e variedade. A base dessa indústria é formada por games históricos como League of Legends, DOTA e Counter Strike (também conhecido por suas iniciais CS), no entanto, a expansão do mercado está atraindo novas modalidades.

CORRENDO ATRÁS DA BOLA NO MUNDO VIRTUAL

O primeiro sucesso veio nos campos de grama virtual. A franquia FIFA, que chegará a sua última edição em 2023, produzida pela EA Games, é um sucesso entre os fãs de futebol e, anos após ano, ocupa o topo das listas de jogos mais vendidos. Não demorou para que o game ganhasse campeonatos oficiais, com jogadores profissionais e até mesmo clubes tradicionais de futebol criando um departamento dedicado aos eSports.

Os campeonatos digitais de FIFA são baseados nas competições reais, como no caso do Brasileirão de FIFA 22 Pro Clubs, a modalidade que mais se aproxima do futebol real, uma vez que cada profissional controla apenas um jogador no terreno virtual. Dessa forma, são duas equipes de 11 jogadores, tal qual uma partida real.

Outro esporte que está se expandindo na Internet é o basquete. Com a popularidade em alta, os games dessa modalidade também cresceram em vendas, como o NBA 2K, desenvolvido pela Visual Concepts, que simula as partidas de basquete e traz consigo os elencos e equipes da NBA. Com o cenário em franco desenvolvimento, foi criado o campeonato mundial com premiação de 100 mil dólares para o campeão.

OS JOGOS MENTAIS TAMBÉM SÃO DIGITAIS

O conceito dos títulos de videogame é muito similar a alguns jogos mentais, afinal, ambos exigem dos seus jogadores sagacidade, concentração e foco. Por esse motivo, a transição dos esportes mentais para o mundo virtual foi mais fácil e representou menos problemas para os jogadores.

Um dos grandes exemplos é o xadrez. Jogado a milênios, esse clássico dos tabuleiros tem uma longa história no mundo real e, agora, está traçando um novo caminho no universo digital. Além de ser um sucesso nas plataformas de streaming, como a Twitch.tv, e ganhar série na Netflix, O Gambito da Rainha (2020), o xadrez tem crescido como jogo favorito de muitos internautas, que podem jogar partidas simples e até mesmo campeonatos online em plataformas especializadas de xadrez online e diversos aplicativos para smartphones.

Esporte
O xadrez é um ótimo esporte para a mente. E agora é possível participar de uma partida sentado no conforto da sua casa!

Os jogos de cartas também estão em alta na web. O poker é a modalidade que tem ganhado mais seguidores e, assim como o xadrez, a transmissão online das partidas conta com uma audiência fiel, além de contar com jogadores profissionais que atuam como embaixadores do esporte. A trajetória do jogo de poker em sites especializados está relacionada principalmente à simplicidade das regras da modalidade mais popular, o Texas Hold’em, que hoje é a mais praticada no planeta, seja em torneios ao vivo ou partidas individuais online.

O mundo dos videogames é uma das bases mais sólidas da transformação digital. A cada ano são apresentados jogos mais modernos, simuladores mais reais e consoles mais potentes, isso sem citar a imensa capacidade dos computadores atuais. A criação de campeonatos digitais inspirados nos esportes reais é uma vantagem para os amantes dos games e uma nova fonte de renda para os clubes, uma vez que o mercado dos eSports cresce a cada ano e não apresenta sinais de diminuição no número de fãs e investimentos.