fbpx
Lamborghini Revuelto

Lamborghini Revuelto, um demônio híbrido com 1001 cv de potência

O novo rei da linha Lamborghini foi coroado, Revuelto, e está pronto para gritar um pouco mais antes que os ecos do motor de combustão interna desapareçam no futuro.

Os bons camaradas da Lamborghini anunciaram há muito tempo que o Aventador seria o último V-12 naturalmente aspirado. Mas aqueles que pensaram que o fabricante reduziria o número de cilindros para aumentar a eficiência de seu herdeiro estavam enganados. Em vez disso, a equipe de engenharia em Sant’Agata Bolognese dotou o Revuelto com um sistema elétrico híbrido para elevar a potência e o desempenho a níveis extraterrestres, o que explica tematicamente seu nome.

Revuelto recebe seu apelido de um famoso touro que lutou na Espanha durante o final do século XIX. A palavra traduzida do espanhol significa “mexido” ou “misturado”.

Potência monstruosa

Lamborghini Revuelto

O novo motor de combustão interna central de 6,5 litros V-12 L545 é o mais leve e poderoso já criado pela Lambo. Ele produz 814 cv sozinho, mas com dois motores axiais de fluxo frontal e um motor elétrico de fluxo radial elevam a produção total para 1.001 cv e 793 lb-pé de torque.

Os motores elétricos de 147 cv são alimentados por uma bateria de íon-lítio (células de bolsa com capacidade de 3,8 kWh) alojada no que tradicionalmente era o túnel de transmissão. Esse pacote de bateria alimenta todos os três motores elétricos e permite que o Revuelto funcione como um EV completo com tração nas quatro rodas, mas apenas por curtos períodos. Uma faixa oficial ainda não foi confirmada, no entanto, Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini, estima em algum lugar entre seis a nove milhas.

A bateria pode ser carregada de três maneiras: através de uma porta de carregamento plug-in dentro do porta-malas dianteiro, através da regeneração de frenagem ou usando o V-12 como um gerador.

A Lambo afirma que o Revuelto possui a melhor relação peso-potência de qualquer veículo que a marca já produziu, bem como o carro de estrada mais rápido até o momento — rugindo de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e 200 km/h em menos de sete. Ele também atinge a velocidade máxima acima de 349 km/h.

Mohr disse aos jornalistas na estreia mundial na fábrica da marca que o Revuelto é mais rápido em torno da pista de testes de Nardo da marca do que o lendário Aventador SVJ, o que não é apenas atribuído à potência adicionada. O Revuelto se beneficia do torque vetorizado do eixo dianteiro elétrico, bem como da direção das rodas traseiras, para maior agilidade e precisão nas curvas e mais estabilidade ao pisar no acelerador nas retas.

Com mais velocidade vem a necessidade de maior capacidade de frenagem. Então, é claro, os freios de cerâmica carbono são maiores e melhores — discos de 16,1 polegadas e pinças de 10 pistões na frente e discos de 15,4 polegadas com quatro garras de pistão na parte de trás.

Lamborghini Revuelto

Também novo para o Revuelto é uma transmissão de dupla embreagem compacta de oito velocidades, agora montada transversalmente atrás do eixo traseiro, facilitando a arquitetura híbrida. Produzida e desenvolvida internamente, a caixa de câmbio também oferece uma nova função, “redução contínua de marchas”. Pressionar e segurar a alavanca esquerda durante a frenagem permite que os motoristas reduzam as marchas sem interrupções.

Não apenas mais rápido, o Revuelto é um pouco mais verde. Segundo a Lamborghini, o novo sistema híbrido também reduz as emissões de CO2 em 30% em comparação com o Aventador. Claro, adicionar uma bateria e alguns motores elétricos a um V-12 monstruoso é um pouco como mudar de cigarros de cowboy para filtros. Claro, é um começo, mas ainda há trabalho a ser feito na frente da sustentabilidade.

Nesse sentido, o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, diz que toda a sua linha será hibridizada até 2024 e a marca lançará seu primeiro veículo de produção totalmente elétrico até 2028. O objetivo, segundo Winkelman, é reduzir as emissões de CO2 em 80% até o final da década.

Uma solução de fibra de carbono

Lamborghini Revuelto

Não há como contornar isso, baterias e componentes elétricos adicionam peso. Para minimizar o peso em outros lugares, os engenheiros de Sant’Agata Bolognese desenvolveram um novo conceito de estrutura de fibra de carbono onde a maior parte da frente do carro, incluindo a seção do tubo, usa a composta forjada patenteada da marca, enquanto o motor e a transmissão são suportados por alumínio de alta resistência. No geral, o chassi é 10% mais leve e 25% mais rígido do que o Aventador.

Projetando uma nave espacial Revuelto, sem dúvida, tem a aparência da Lamborghini — pronta para cortar tanto o ar quanto o asfalto. Certamente, há muita reverberação visual fornecida pelos Lambos do passado, como as luzes de corrida em forma de Y inspiradas no Sián (um tema que percorre todo o exterior), a área do motor no estilo Diablo ou as portas estilo tesoura do Countach. No entanto, o Revuelto consegue sentir-se único.

Embora seja para ser pilotado em estradas terrestres, os designers tinham ambições extraterrestres. “Eu sempre quero ter algo inesperado”, diz Mitja Borkert, chefe de design da Lamborghini. “No caso do Revuelto, queríamos criar uma nave espacial, uma criatura que pare cesse pronta para voar.”

A forma astral que Borkert e sua equipe criaram é indiscutivelmente impressionante, mas a beleza do design transcende a mera estética. Muitos dos elementos exteriores direcionam o fluxo de ar para a asa traseira ativa, aumentando a eficiência aerodinâmica em 61% e a downforce em 66%.

Lamborghini Revuelto

Para o interior, a equipe de design aproveitou ao máximo uma distância entre eixos maior, adicionando uma polegada extra em todas as direções. Isso pode não parecer muito, mas se você tem mais de 1,80 metros de altura e está usando um capacete na pista, aquela polegada de espaço para a cabeça é muito apreciada, acredite.

Há também um pequeno espaço atrás dos assentos para guardar uma ou duas bolsas, para proprietários da Lamborghini que possam querer levar uma pasta ou bolsa para o trabalho — ou uma mudança de roupa para o dia da corrida.

O tema Y-shape continua no interior, onde domina o painel de instrumentos, assim como um trio de telas digitais — um cluster de instrumentos de 12,3 polegadas para o motorista, uma tela central vertical de 8,4 polegadas e uma tela de 9,1 polegadas para o passageiro que pode ser configurada para exibir uma variedade de informações.

A má notícia? Apesar do fato de que a Lambo ainda não anunciou o preço, diz que os próximos dois anos de produção já foram vendidos.


Fonte: Men’s Journal