fbpx
PS5

PS5 pode ganhar um novo modelo em 2023

O PlayStation 5 é um verdadeiro sucesso de vendas, e desde o seu lançamento a Sony não tem conseguido estabilizar os estoques, seja pela falta de componentes para sua produção ou pela alta demanda. Por conta disso, com frequência o aparelho está em falta nas varejistas.

No entanto, apesar desses problemas, alguns rumores apontam que a companhia japonesa tem pretensões de lançar um novo modelo do console em setembro de 2023. A informação em questão foi divulgada pelo jornalista Tom Henderson, no site Insider Gaming, sendo que o “vazador” tem o histórico de acertar os rumores que apresenta ao público. De acordo com a postagem, o novo aparelho terá um hardware bem parecido com os dos modelos já existentes. No entanto, a grande diferença será a presença de um leitor de disco removível, além de uma porta USB-C a mais presente na parte traseira do console. E essa entrada seria utilizada para conectar o novo periférico.

O rumor aponta que o aparelho está sendo chamado dentro da empresa de chassi D. Ademais, segundo a matéria, o console não apresentará grandes mudanças visuais, apesar da presença de um leitor de discos portátil. Ainda assim, se acredita que o aparelho será um pouco mais leve e fino do que as versões atuais do PS5.

Caso se confirme, a criação deste novo modelo seria uma estratégia da Sony de unir as linhas de produção, para que dessa forma diminuíssem os custos de fabricação dos videogames. Recentemente, a companhia aumentou o valor do PS5 em algumas regiões ao redor do globo, justificando esse aumento com a elevada inflação mundial.

Acredita-se que a empresa irá fabricar 18,5 milhões de unidades da nova versão do PlayStation 5 e também 12 milhões das unidades tradicionais. Mas, com o passar do tempo, é provável que as versões tradicionais (com leitor e sem) sejam descontinuadas. Sobrando para os consumidores apenas o modelo que deve ser lançado em 2023, onde a clientela terá que adquirir o leitor de discos separadamente.

Mesmo sendo um videogame impressionante, essa alteração junto ao elevado preço do modelo talvez não agrade tanto os consumidores. Felizmente, o que não falta nos dias de hoje são alternativas de entretenimento que cabem no bolso de qualquer um, como é caso dos melhores cassinos online, onde o usuário tem acesso a centenas de jogos a um preço justo, já que essas plataformas contam com promoções exclusivas que garantem aos jogadores um saldo inicial elevado e até rodadas gratuitas.

Foco nos games indies 

O chefão da PlayStation, Jim Ryan, apontou que não está tão contente com o foco elevado da empresa em games AAA, aqueles que necessitam de um grande investimento para serem criados. Com isso, o executivo pretende que a companhia passe a dar mais atenção aos games indies.

Segundo Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e atual diretor da PlayStation Indies, Ryan teria observado o catálogo dos games exclusivos de PlayStation referentes aos anos de 2018 e 2019, e percebeu que houve um grande foco somente nos jogos AAA, com isso, o executivo pediu que a companhia voltasse seus olhos para a produção de títulos indies.

“A PlayStation era conhecida por promover muitos jogos e criadores indies. Mas em 2018 e 2019, a companhia focou-se mais no lado AAA e Jim Ryan queria mudar isso. Ele pediu à equipe de relações com as parceiras para criar um plano e revigorar os esforços da PlayStation para ajudar os estúdios indie e as editoras indie”, declarou Yoshida.

Atendendo aos pedidos do chefão, Yoshida afirma que agora a companhia está se esforçando para apresentar os melhores jogos indie possíveis para o público. Dentre eles se destacam Stray, Sifu e Kena – com isso, daqui para frente a expectativa é de que títulos desse tipo sejam lançados com mais frequência pela companhia.