fbpx
recargas

Tecnologia: tendências no campo das recargas de saldo em telefones celulares

A indústria dos celulares é uma das maiores e mais inovadoras no setor tecnológico. Durante anos, esses dispositivos móveis ganharam atualizações e foram incorporando novas funções a uma lista já extensa de tarefas que podem ser realizadas por meio dos aparelhos celulares. No entanto, a revolução não ficou apenas com os celulares, que viraram “Smartphones”. Um dos campos que mais evoluiu é o da recarga de créditos. Se no princípio era um “drama” adicionar saldo à linha, atualmente, existem diversas maneiras de estar sempre abastecido de créditos no celular.

Para esse “novo mundo” nascer, foram precisos dois fatores: tecnologia e as operadoras. A primeira é responsável por apresentar novas alternativas e, também, facilitar meios antigos. Já as companhias telefônicas também viram nesse desenvolvimento uma possibilidade de ampliar o mercado. Por exemplo, para recarregar Vivo existem diversas opções, desde SMS até a recarga digital. 

A seguir, vamos explorar as principais tendências no campo das recargas de saldo para celular, confira: 

RECARGAS ONLINE

No Brasil, o celular é o dispositivo mais utilizado pelos usuários para acesso à internet. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), 99,5% dos entrevistados utilizam o smartphone para ter acesso à internet. Essa sintonia resultou em formas fáceis de colocar créditos.

Existem empresas como a Ding, especializadas em recarregar créditos de celular, seja por meio do site ou do aplicativo. Para recarregar Claro, por exemplo, basta acessar a página ou abrir o aplicativo; serão solicitados o número da linha e o valor a ser recarregado; em seguida basta selecionar a forma de pagamento. Com alguns cliques é possível adicionar créditos no celular.

Essa forma de recarga é muito popular, uma vez que oferece rapidez e facilidade aos usuários, que podem escolher colocar créditos na sua própria linha ou adicionar saldo para um amigo, ou familiar. É comum que os pais que tenham filhos adolescentes utilizem esse meio de recarga para manter os jovens online.

Outra facilidade dessa forma de recarga são as opções de pagamento. Alguns sites especializados oferecem uma grande variedade. A Ding, por exemplo, conta com 12 métodos de pagamento diferentes, nessa lista estão: cartões de crédito e débito, PayPal, Apple Pay e Google Pay.

RECARGA POR APLICATIVOS DE BANCOS

A transformação digital trouxe ao mundo online diversos segmentos da sociedade, entre eles, os bancos, que passaram a oferecer todos os seus serviços por meio de sites e aplicativos, esses últimos extremamente populares. E foi nessa migração tecnológica que a recarga de créditos ganhou um novo caminho.

Uma das formas mais simples de recarga residia nos caixas eletrônicos, que adicionaram essa funcionalidade anos atrás. No entanto, com os aplicativos de bancos essa opção chegou ao mundo online e ficou ainda mais fácil, pois o usuário não precisa sair de casa.

Para recarregar o celular basta acessar a aplicação; selecionar a opção de recarga; adicionar o número da linha; valor que deseja adicionar; e, por último, escolher a forma de pagamento, que pode ser débito em conta ou cartão de crédito. Em questão de segundos é possível manter o saldo do aparelho.

Outra vantagem dessa modalidade é a cibersegurança, uma vez que os aplicativos de banco contam com acesso por biometria ou leitura de rosto, como o Face ID dos dispositivos Apple. Esses procedimentos somados ao ambiente seguro dos aplicativos bancários criam um ambiente perfeito para realizar transações seguras.

RECARGA PROGRAMADA

Um dos modos de recarga mais seguros e estáveis é a recarga programada. Nesse modelo, o usuário decide quando e quanto será adicionado ao saldo de créditos da sua linha, isso significa que o cliente pode escolher um determinado dia do mês e um valor fixo, com isso, a cada vez a operadora realizará a recarga e debitará o valor.

Esse modo se aproxima dos celulares com planos pós-pago, no entanto, ao limitar o valor mensal, o cliente tem maior controle dos gastos com a linha telefônica. Já que no modelo pós-pago, o total da conta não tem um limite e, algum deslize, pode custar caro. Esse método é ideal para aqueles que têm a saúde financeira como objetivo.

Essas são as três formas mais populares de recarga de créditos para celulares. Assim como os dispositivos foram ganhando novas funcionalidades, as opções para colocar créditos também foram adaptadas, melhoradas e, algumas delas, inventadas para acompanhar o ritmo da evolução e satisfazer os usuários.