fbpx

Usar máquina é bom para o seu treino de musculação?

Não sou um grande fã de treinamentos realizados somente em máquinas. Também não penso que a marca X ou Y são as melhores do mundo e que somente elas devem ser utilizadas.

Mas é importante entendermos que a qualidade da máquina afeta a biomecânica do movimento e consequentemente nossas adaptações. Ao pensar nesses equipamentos, devemos levar em consideração alguns aspectos:

1# Ajustes

Pessoas de diversos tamanhos utilizam as mesmas máquinas, então os equipamentos contam com ajustes absolutamente necessários. É preciso adaptar a máquina ao seu corpo. Então você deve mexer no acento, encosto e distância para ficar o mais confortável possível.

Para considerar: se a máquina não tem nenhum ajuste, não a utilize.

2# Movimento

Algumas máquinas são conhecidas como convergentes e fazem um movimento um pouco diferente. Por exemplo, no supino, em vez de só empurrar, a máquina aproxima as mãos conforme você realiza o exercício. Isso faz com que o peitoral seja mais acionado.

Para considerar: é importante complementar os exercícios com movimentos livres em ambos os casos (máquinas normais ou convergentes). Se você possui os dois tipos de equipamento procure variar a utilização.

3# Posição

Outro fator importante está relacionado ao posicionamento da máquina. Por exemplo, um supino deitado tem uma ação muscular diferente do supino sentado, mesmo que ambos trabalhem as mesmas musculaturas (o movimento deitado aciona mais o peitoral).

Para considerar: dependendo da musculatura que você quer focar, pode utilizar mais um equipamento do que o outro, ou ainda selecionar os demais que a máquina oferece. Por exemplo, se todos os movimentos para o peitoral forem deitados você pode colocar mais um movimento de ombro no seu treinamento; se todos forem sentados, você pode incluir mais um isolado de peitoral.

4# Tipo

É comum compararmos o mesmo tipo de movimento – acontece que isso geralmente é um equívoco. Um supino sentado biarticular (em que um lado move independente do outro), um supino com cabos (em que existe muita instabilidade) e um supino vertical são 3 movimentos iguais mas com ações completamente diferentes.

Para considerar: entender que diferentes estímulos geram diferentes adaptações e, a partir daí, realizar uma seleção consciente dos melhores exercícios para você e seu objetivo.

Conclusão

Para complementar nosso treinamento de maneira adequada, é importante entendermos o tipo de máquina que estamos utilizando. Não adianta pensar nos exercícios e selecioná-los de forma isolada. É preciso compreender o treino como um conjunto e não esquecer que cada pequena parte é fundamental para a composição de sua rotina de exercícios.