fbpx

Aprenda a evitar os desequilíbrios musculares

A desproporção muscular entre um lado e o outro de seu corpo é, de certa forma, natural, pois não somos perfeitamente simétricos. Mas nem por isso devemos parar de perseguir um melhor alinhamento das proporções físicas.

Para isso, é importante estarmos atentos não somente à prática dos exercícios, mas também à postura no cotidiano.

É importante ressaltar que a desproporção, resultado de um trabalho primordialmente com um lado do corpo, pode acabar levando à desequilíbrios físicos, pois esse lado irá lidar com mais carga e consequentemente as estruturas abdominais ficarão mais forte para suportar a sobrecarga vinda desse hemisfério do corpo. Isso levará a uma maior flexão e rotação de coluna para esse lado, ocasionando uma escoliose.

Por isso, hoje viemos listar as causas mais comuns que nos levam a ter esse problema. Assim, caso se perceba em alguma dessas situações, você possa ficar ligado e evitar o desenvolvimento desse quadro.

Destro e Canhoto

Esse é de longe o problema mais comum na questão dos desequilíbrios musculares. A grande maioria da população é de destros. E o curioso é que, por conta de quase tudo ser adaptado a eles, os canhotos acabam tendo que se virar para utilizar ferramentas que não foram produzidas para eles. Assim, os canhotos têm um desenvolvimento motor mais “harmônico” das habilidades de ambos os lados. Agora, os destros mal conseguem coçar a cabeça com a mão esquerda.

Isso gera um certo desequilíbrio e as pessoas acabam utilizando basicamente somente a mão direita. Você não precisa treinar até se tornar ambidestro (que comanda os dois lados com a mesma habilidade), mas ao menos procure distribuir de maneira mais igual as cargas do dia a dia (como carregar compras com a mão esquerda ou posicionar a bolsa no outro ombro).

Organização dos locais

Um fato interessante é que normalmente nos adaptamos ao meio ambiente ao nosso redor. Por exemplo, se você trabalha em um local onde sempre tem que realizar um mesmo movimento com o mesmo braço ou o mesmo movimento corporal, ainda que no começo não tenha facilidade de executar tal tarefa, acabará se adaptando.

Eu tenho uma aluna que sempre fechava a porta com o quadril, o que acabou gerando uma descompensação que causava dor.

Máquinas e distribuição de carga

A grande maioria dos equipamentos de ginástica funciona de uma maneira básica: você simplesmente empurra o peso e o equipamento faz o “movimento correto” por você. Isso, de maneira geral, pode ser proveitoso, principalmente por aumentar a segurança. Mas a verdade é que se você empurrar em qualquer direção (que não seja contrária ao movimento do equipamento), a máquina irá executar o movimento com perfeição.

Mas isso é problemático, pois você não treina as musculaturas estabilizadoras e pode acabar ativando mais um lado do corpo que o outro, o que causa desequilíbrios musculares.

Mesmo assim, em movimentos livres é possível observar problemas similares, como, por exemplo, um posicionamento das mãos na barra de supino diferente, ou ainda trabalhar com amplitudes variadas ou não prestar atenção no caminho que o halter faz em exercícios como o supino com halteres.

Ordem do treinamento

Um dos fatores essenciais, principalmente para os atletas mais avançados, diz respeito à ordem na execução dos exercícios. Em especial exercícios de perna ou braço, já que o membro que trabalhar primeiro receberá um pouco mais de estímulo do que o outro.

Portanto, se você sempre faz afundo começando com a mesma perna ou sempre realiza remada serrote iniciando com o mesmo braço, talvez seja hora de modificar essa abordagem.

Você pode considerar a seguinte forma:

  1. Remada direita e depois esquerda
  2. Remada esquerda e depois direita
  3. Remada direita e depois esquerda

Não é o ideal, pois podemos observar que ocorreu um descanso muito maior da “direita” da 1ª série se comparada à “direita” da 2ª série. A mesma coisa acontece com a “esquerda”. Mas essa troca de ordem afeta os fatores.

A única forma de fazer isso de maneira bem equilibrada seria ou realizar 4 séries, ou então adotar o que considero ainda melhor: a cada dia de treinamento começar os exercícios por um lado. Em um dia começa-se com a direta e no outro com a esquerda.