Saúde: 5 motivos para começar a correr

Como começar a correr? Se você está buscando um lifestyle mais saudável para a sua vida, é fundamental praticar exercícios físicos com regularidade. E uma das melhores atividades para isso é a corrida. O número de praticantes dessa modalidade cresceu exponencialmente no Brasil nos últimos anos. O motivo? Correr traz diversos benefícios à saúde. Reunimos abaixo alguns deles:

1# CORRER TE DEIXA MAIS FELIZ

Você já ouviu falar na endorfina? Seu apelido é “hormônio da felicidade” porque nos proporciona uma deliciosa sensação de bem-estar. E os exercícios aeróbicos, como a corrida, levam o corpo a produzir a endorfina em altas quantidades. Vários estudos já comprovaram os benefícios da corrida para o nosso humor. Nas palavras do médico Drauzio Varella: “A corrida é um antidepressivo poderoso.”

2# CORRER FAZ VOCÊ DORMIR MELHOR

A corrida ajuda a regular os transmissores do sistema nervoso central, que são responsáveis por controlar o nosso estresse e ansiedade. A consequência disso? Uma melhora na qualidade do nosso sono, segundo um estudo da Associação Americana de Distúrbios do Sono. Se você tem insônia, vale muito a pena começar a correr.

3# CORRER REDUZ O RISCO DE CÂNCER

O câncer é a doença que mais mata adolescentes e jovens no Brasil, sabia? Entre os adultos os índices são altíssimos também. Fazer a prevenção com exames regulares é essencial, mas outra dica útil é começar a correr. Uma pesquisa americana revelou que a prática reduz o risco de 13 tipos de câncer, entre eles o de pulmão e estômago.

4# CORRER AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA

Os benefícios da corrida na saúde não se limitam apenas ao câncer. A prática previne a obesidade, reduz a pressão arterial, melhora a nossa captação de oxigênio… Por isso correr pode aumentar a expectativa de vida em até 6 anos, segundo um estudo dinamarquês.

5# CORRER POTENCIALIZA O CÉREBRO

Além de manter o nosso corpo mais forte, a corrida também deixa o nosso cérebro mais saudável. Numa pesquisa americana, os praticantes de exercícios físicos tiveram resultados muito melhores nos testes de (1) memória e (2) raciocínio do que seus colegas sedentários. A razão? O esporte estimula a circulação sanguínea na cabeça, levando mais oxigênio, nutrientes e removendo as toxinas com maior eficiência.

VÍDEO EM DESTAQUE