fbpx

Como o poker pode te ajudar nos negócios e na carreira

Em parceria com 888poker

***

O mundo dos negócios é como uma mesa de poker: você depende inteiramente da sua competência intelectual para triunfar – ou fracassar. Outras pessoas mais experientes podem te ajudar. Oferecer conselhos. Talvez até mesmo investir em você. Mas isso de nada adianta se você não tiver capacidade de segurar as pontas por si só.

Entre os grandes empreendedorismo e líderes mundiais, o poker é um dos hobbies mais populares. Alguns exemplos de jogadores célebres? Bill Gates, o fundador da Microsoft. Barack Obama, o ex-presidente dos EUA. Warren Buffett, o maior investidor do planeta.

Coincidência? Com certeza não. As habilidades que você precisa desenvolver para vencer numa partida de poker são as mesmas que podem te alavancar ao sucesso na carreira. Eis algumas lições de negócios que o poker tem a nos ensinar:

TENHA UM PLANO

Quando você senta numa mesa de poker, é preciso ter um plano de longo prazo – não apenas pensar nas mãos individualmente. Você vai jogar com agressividade? Na defensiva? Planeja arriscar mais para, talvez, ganhar bastante fichas e brigar pelo primeiro lugar depois? Ou vai ser mais cauteloso, para aumentar a chance de ficar pelo menos entre os top três? As suas decisões serão guiadas levando em conta o plano. Isso vale para o poker e para os negócios, também.

ADAPTE-SE ÀS CIRCUNSTÂNCIAS

Ter um plano é o primeiro passo, mas você precisa estar preparado para se adaptar às circunstâncias. Afinal, as variáveis do jogo – e da vida – estão em constante mudança. Se você percebe que os jogadores da sua mesa são muito agressivos, é melhor esperar uma oportunidade boa de ganhar suas fichas, em vez de ficar a arriscando demais. Se eles são muito conservadores? Aí é hora de colocar o pé no acelerador e pressioná-los. Nós precisamos estar sempre atentos à movimentação do mercado de trabalho, também, porque ele é como um organismo vivo em constante mudança.

PENSE NO MARKETING PESSOAL

Qual é a imagem que você quer passar para os outros jogadores da mesa? Essa é uma questão muito importante. Se você conseguir convencê-los de que é um blefador, por exemplo, isso é uma boa oportunidade de mudar a estratégia – e passar a apostar apenas com boas cartas, porque as chances de te pagarem são altas. Na carreira, a imagem pessoal também tem muito valor, porque seu reconhecimento na área pode abrir (ou fechar) portas a você.

SAIBA GERENCIAR O CAPITAL

Em geral, quando uma nova empresa vai à falência, o motivo é a falta de planejamento financeiro. Se você não tem um capital de giro capaz de aguentar as tempestades, na primeira onda vai afundar. O mesmo vale para o poker. É essencial jogar apenas em mesas que não comprometam as suas finanças pessoais, até porque isso vai levá-lo a tomar decisões irracionais na mesa, pensando no dinheiro – e não no jogo em si. Jamais cometa esse erro. Estabeleça um orçamento, tanto nos negócios como no poker, e mantenha-se nele.

ANALISE OS RESULTADOS

Você já deve ter ouvido falar que a prática leva à perfeição. Isso é uma meia verdade, porque não adianta praticar exaustivamente e esquecer de analisar a sua performance, a fim de fazer os devidos ajustes que te levarão a crescer. A autorreflexão é uma etapa vital na carreira e no jogo de poker. Estudando o passado, você conseguirá evitar os mesmos erros no futuro.

TENHA PERSISTÊNCIA 

Todos os grandes empreendedores já passaram por situações de fracasso – e todos os grandes jogadores de poker, idem. Não há como fugir disso. Mas não se desespere. As derrotas nunca são fatais, assim como as vitórias também não são definitivas. É precisa seguir em frente e se reinventar constantemente, porque o dia de amanhã (ou a próxima mão que o dealer distribuir) são um novo capítulo na sua história.

MATÉRIA OFERECIDA POR  888POKER

Em parceria com o 888poker, um dos maiores sites de poker online do mundo e patrocinador oficial da World Series of Poker (WSOP), montamos um canal especial sobre esse esporte que já possui mais de 7 milhões de praticantes no Brasil. Ficou com vontade de jogar também? Visite 888poker.com e comece agora mesmo.