fbpx
Matrix

“Matrix”: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

Em 1999 chegava aos cinemas Matrix, o primeiro filme da franquia que mudaria a história do cinema. Seu sucesso foi tanto, que até hoje grandes produções fazem menções ao clássico longa. Além disso, Matrix conta com uma série animada e até games.

A história mostra um jovem programador que é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. Quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix. Um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

Para matar a saudade, fomos atrás das cinco perguntas mais buscadas no Google sobre a franquia Matrix, e respondemos todas elas. Confira:

1# ONDE ASSISTIR AOS FILMES?

Os três filmes da franquia Matrix estão disponíveis na Netflix e HBO Max. O diferencial da HBO Max, é que possuí em seu catálogo a série animada Animatrix: A História Antes de Matrix, composta por nove curtas que complementam a história dos longas.

Matrix
Cena de “Matrix”, com Neo enfrentando guardas armados

2# QUAL A MELHOR ORDEM CRONOLÓGICA PARA CONFERIR “MATRIX”?

Não existe segredo na ordem cronológica dos filmes, que é a mesma de lançamento. Porém, se você quiser se aprofundar neste universo, é preciso unir todos os conteúdos já produzidos, incluindo animações e games. Confira a ordem para fazer uma maratona completa:

  • The Animatrix: The Second Renaissance – Parte I e II (2003)
  • The Animatrix: A Detective Story (2003)
  • Matrix (filme de 1999)
  • The Animatrix: Kid’s Story (2003)
  • The Animatrix: Final Flight of The Osiris (2003)
  • Enter The Matrix (jogo de 2003)
  • Matrix Reloaded (filme de 2003)
  • Matrix Revolutions (filme de 2003)
  • The Matrix: Parth of Neo (jogo de 2005)
  • Matrix Online (jogo de 2005)
  • The Animatrix: Program, World Record, Beyond e Matriculated (2003)
Matrix
Cena em que Neo desvia das balas em câmera lenta se tornou umas das mais conhecidas da história do cinema

3# QUAL A NOTA DE “MATRIX” NO IMDB?

Mesmo após 22 anos de lançamento, o primeiro longa conta com notas altíssimas nos principais sites de entretenimento. No IMDb, a produção de 1999 está com quase 2 milhões de avaliações, chegando em uma nota média de 8,7.  No Rotten Tomatoes, o filme conta com 88% de aprovação dos críticos e 85% de aprovação do público.

Já as continuações, não agradaram tanto:

  • Matrix Reloaded (2003): 7,2 no IMDb
  • Matrix Revolutions (2003): 6,7 no IMDb
É impossível encontrar alguém que não conheça Trinity e Neo

4# “MATRIX” É UMA ADAPTAÇÃO DE UM LIVRO?

Não. O roteiro de Matrix foi idealizado por Lana Wachowski e Lilly Wachowski, sendo uma história original. Mas para inspiração, usaram como base histórias de livros cyberpunk, como Neuromancer (1984), de William Gibson. Na trama, o termo “matrix” se refere a uma rede mundial de computadores.

Além disso, algumas outras obras foram indicadas ao elenco, para ler antes mesmo do roteiro do filme. Temas como cibernética, teoria do caos e psicologia evolutiva estão presente na maioria delas. Confira alguns exemplos:

  • Out of Control (1994), de Kevin Kelly
  • Introducing Evolutionary Psychology (1999), Dylan Evans
  • Simulacros e Simulação (1981), de Jean Baudrillard
Matrix
Cena clássica, onde Morpheus apresenta as pílulas para Neo

5# A FRANQUIA VAI TER CONTINUAÇÃO?

Os fãs podem comemorar! A Warner Bros. Pictures já confirmou que Matrix 4 (como está sendo chamado) vai acontecer. A produção ainda não conta com muitas informações, mas foi revelado que será a continuação da saga de Neo. Ao que parece, ele está em busca pela libertação das pessoas aprisionadas mentalmente pelas máquinas.

O novo filme está previsto para estrear em 22 dezembro de 2021. A direção desta vez será somente de Lilly Wachowski, e o elenco conta com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Jada Pinkett Smith, Daniel Bernhardt e Lambert Wilson.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.