A ciência descobriu a idade perfeita para casar: entre 28 e 32 anos

Dificilmente alguma promessa foi mais quebrada na história da humanidade do que “até que a morte nos separe.”

Mas em geral, quem está se casando realmente torce para que dê certo. E digo “em geral” pois excluo desta regra homens cujo sogro está apontando uma espingarda em sua direção na hora em que o padre faz a pergunta.

Enfim. O fato é que se você quer aumentar a chance do casamento dar certo, a ciência diz ter descoberto a idade perfeita para colocar a aliança no dedo da sua garota: entre 28 e 32 anos.

Nick Wolfinger, um sociólogo da Universidade de Utah, analisou estatísticas de divórcio entre 2011 e 2013 nos Estados Unidos para descobrir que a chance de separação nos cinco primeiros anos de casamento é a seguinte, de acordo com a idade dos noivos:

Você deve ter reparado que o gráfico não tem a divisão “entre 28 e 32 anos” porque foi separado em períodos de cinco anos. Mas Nick avisa, no seu estudo, que esta é a época com os menores níveis de divórcio.

Por que casar jovem é tão perigoso? Segundo Nick, porque é mais difícil compreender se você realmente quer passar o resto da vida ao lado da sua parceira ou se os hormônios que estão falando mais alto.

(No Twitter, um rapaz ofereceu uma teoria interessante: “Essa é a hora de estar na balada com seus amigos e não assistindo Netflix com sua mulher.”)

A razão do divórcio aumentar depois dos 32 anos, por outro lado, é que você pode ser mais inflexível com seus hábitos e não estar disposto a ajustá-los para fazer o casamento funcionar.

Isso não significa, no entanto, que você deve seguir cegamente esse conselho da ciência. Como dizia um grande jogador de poker: “Cansei de conhecer parceiro quebrando na mesa por causa da estatística.”

Essas informações são apenas para nos fazer refletir: “Será que sou maduro o suficiente para tomar essa decisão? Será que consigo ajustar meus hábitos para fazer dar certo?”

Ainda mais porque, se você pegar os números absolutos, 62% dos que casaram antes dos 20 anos ainda estão juntos e 83% dos acima de 35 anos também. Ou seja, a maioria dos casais consegue fazer a união funcionar independente da idade.

VÍDEOS EM DESTAQUE