fbpx
força de vontade

Força de vontade: 6 técnicas para fortalecer a sua

Você com certeza gostaria de ser mais produtivo ou de render mais do que você tem rendido, não é verdade? Muitas vezes deixamos passar coisas que sabemos que seriam muito boas para nós por falta de força de vontade, muitas vezes influenciada por preguiça, procrastinação ou por nos sentirmos desmotivados.

Se matricula em uma academia e depois fica meses sem frequentar? Compra um livro que queria muito ler, os primeiros capítulos, mas logo abandona a leitura. Essas coisas podem estar acontecendo com você porque sua força de vontade está baixa. Mas saiba que é possível reverter isso!

O QUE É FORÇA DE VONTADE?

Segundo um estudo que começou em 1960, coordenado pelo psicólogo Walter Mischel, a força de vontade está ligada diretamente ao autocontrole. Na ocasião, cientistas fizeram um experimento com crianças de 4 anos oferecendo a elas um marshmellow ou até 2 se elas conseguissem esperar mais 15 minutos.

Essas crianças foram acompanhadas pelos pesquisadores até a fase adulta. Eles descobriram que, as crianças que resistiram a tentação pelos 15 minutos para receberem em dobro, obtiveram maior sucesso acadêmico, melhor saúde e menores taxas de divórcio. A pesquisa concluiu que pessoas que possuem a capacidade de adiar a gratificação criam uma espécie de “amortecedor protetor” contra vulnerabilidades futuras, ou seja, se tornam pessoas mais fortes!

Em vários outros estudos, a ciência concluiu que tarefas difíceis são mais facilmente executadas quando temos força de vontade e que ao passo que a força de vontade vai se esgotando, as pessoas ficavam cada vez com mais dificuldade de executar as coisas.

Agora, um fato que talvez você não saiba é que a força de vontade é como se fosse um músculo. Nós podemos exercitar ela e deixá-la cada vez mais forte e resistente por meio de uma série de técnicas. Por isso, separamos hoje 6 dicas incríveis para você desenvolver sua força de vontade.

#1 – SE CONHEÇA MELHOR

Para aumentar sua força de vontade você precisa se conhecer. Entender suas virtudes, fraquezas, defeitos e medos. É preciso aumentar sua inteligência emocional ao ponto de conhecer seus gatilhos e armadilhas mentais. Entenda o que pode estar sabotando a sua força de vontade.

Nossa sugestão é que você faça essa reflexão do autoconhecimento. Tente entender quais sabotadores estão impedindo você de executar alguma tarefa. Se faça as seguintes perguntas: Onde você costuma ceder?; Quando você costuma desistir?; O que faz sua força de vontade esgotar?

Talvez, nas respostas para estas perguntas você encontre os motivos pelos quais sua força de vontade tem diminuído.

#2 – USE A IMAGINAÇÃO

Pois é, pessoal, a imaginação é uma técnica poderosa para melhorar a força de vontade. Nosso corpo costuma responder aos estímulos de situações imaginadas assim como reage a situações reais.

Por isso, nossa sugestão é que você pratique a imaginação com coisas otimistas. Imagine você atingindo um resultado e as coisas dando certo. Sempre que se sentir com falta de força de vontade para fazer algo, exercite sua imaginação e pense como você se sentirá ao concluir aquilo, ou quais recompensas poderão surgir.

É sempre bom manter nossa imaginação em sintonia com o que queremos para nossas vidas e buscar força de vontade imaginando coisas boas é um ótimo caminho.

#3 – CONSTRUA BONS HÁBITOS

É senhores, falamos constantemente em nossos canais sobre a importância de ter hábitos saudáveis e produtivos na vida. E não somente para atingirmos metas e objetivos, mas para sermos mais produtivos, melhorar nossos resultados e sermos mais felizes.

Hábitos como leitura, estudo, praticar atividade física, dormir o suficiente, entre outros, vão te proporcionar conhecimento, saúde, vitalidade e vários outros benefícios que farão de você uma pessoa mais persistente, resistente, resiliente e mentalmente forte. Quanto mais você fortalecer esses hábitos, maior é a probabilidade de eles estarem lá para te resgatar quando surgir algum problema que possa sabotar sua força de vontade.

#4 – VÁ COM CALMA

Muitas vezes acabamos desistindo, não por falta de força de vontade, mas por nos sentirmos sobrecarregados com todas as tarefas e metas que criamos para nós mesmos. Por isso, precisamos ir com calma e pegar leve.

Uma dica legal é pensar em metas gerenciáveis, ou seja, fracionar um objetivo maior em pequenas metas que possam ser conquistadas aos poucos, sem muita pressão. Desta forma, conseguimos dar conta do que realmente estamos nos comprometendo e evitamos a frustração do fracasso.

A medida que você alcança uma meta, além de estar cada vez mais próximo do objetivo, você conquista, também, uma sensação de prazer, bem estar, satisfação com você mesmo e isso te dá força para ir para a próxima meta e desta forma fortalece sua força de vontade.

#5 – EVITE AS TENTAÇÕES

Por mais difícil que pareça ser, é muito importante evitarmos tentações sabotadoras que possa roubar nossa força de vontade e arruinar nossos planos. A nossa sugestão é que você trabalhe o autocontrole. Como já falamos no início do texto, ele está ligado diretamente com a força de vontade.

Pessoas com baixa força de vontade usam o autocontrole para sair de crises, como por exemplo parar de comer chocolate, largar um vício e etc. Enquanto isso, pessoas com alta força de vontade usam seu autocontrole para não entrarem em crises. Perceba a diferença!

Se você souber controlar seus impulsos, vontades, desejos e usar isso estrategicamente para seus objetivos, estará diretamente construindo uma força de vontade sólida e inabalável.

#6 – HAJA O QUE HOUVER, SEJA VOCÊ

Muitas pessoas acreditam que, para ter mais força de vontade, disciplina e motivação é preciso fazer coisas que não gosta. E não é bem assim! Na verdade, é preciso um esforço tremendo para suprimir a nossa personalidade e isso, consequentemente, vai esgotar nossa força de vontade. Não adianta lutar contra sua própria natureza.

Força de vontade está diretamente ligada a algo que nos motiva, nos impulsiona, que nos move. E isso só é possível quando estamos em sintonia entre nossos objetivos, gostos, preferência e aspectos comportamentais. É preciso mantermos nossa essência e sermos fiéis a nós mesmos na hora de aplicar a força de vontade para conquistar alguma coisa.

Agora não tem mais desculpas para falar que está sem força de vontade! Coloque essas dicas em prática e bora nessa!