fbpx
exercícios

Quanto tempo depois de comer é aconselhável fazer exercícios?

Sim, comida é nosso “combustível”, especialmente quando se trata de ter energia suficiente para impulsionar os treinos. As calorias são energia para o seu corpo, e é por isso que é comum aconselharem a comer algo antes de ir para a academia. Mas, você sabia que pode ter alguns problemas se fizer exercícios logo após terminar uma refeição?

Comer logo antes de fazer exercícios pode causar problemas no estômago. E comer muito cedo pode deixá-lo com sensação de lentidão e pouco produtivo durante o treino. Além disso, dependendo do seu corpo e objetivos, a quantidade de comida que deve comer pode variar. Por isso, há muito o que considerar.

Encontrar o equilíbrio entre os dois e comer os alimentos certos pode significar a diferença entre ter um treino médio e um ótimo treino. Então, quanto tempo você deve esperar depois de uma refeição para fazer exercícios?

MAS O QUE COMER ANTES DE SE EXERCITAR?

O que você escolhe como sua refeição pré-treino é tão importante para um bom treino quanto o momento em que você come, diz Dezi Abeyta, consultor da Men’s Health e autor do guia Lose Your Gut. Um carboidrato simples e alguns açúcares de rápida ação provavelmente lhe darão a energia que você procura antes da academia, sem pesar no estômago. Isso é válido se você está prestes a fazer exercícios cardiovasculares. Pense em frutas, pão branco, cereais ou mel. Os carboidratos mais pesados, como arroz e massa, são melhores para depois do treino.

No caso do treinamento cardiovascular, alguns movimentos podem exigir energia extra e pode causar problemas estomacais se não for alimentado corretamente. No treinamento de força, tudo bem incluir um pouco de proteína ou gordura antes do treino. A única coisa que você deve evitar, diz Abeyta, são os alimentos processados.

Não se esqueça da água! Beber muita ou pouca água pode deixá-lo com sensação de lentidão e pesado antes do treino. Beber pouca água é uma receita para contrações musculares (incluindo seu coração), levando a um desempenho ruim, recuperação atrasada e desidratação.

QUANDO VOCÊ DEVE COMER ANTES DE SE EXERCITAR?

Pode parecer estranho, mas isso depende um pouco. Veja algumas explicações:

➤ Depois de uma refeição pequena ou lanche: “Se você comeu uma refeição pequena, pode se exercitar imediatamente depois”, diz Brian St. Pierre, consultor de nutrição da Men’s Health. É claro, a menos que isso faça você se sentir mal. Essa questão vai depender completamente das preferências pessoais do seu corpo.

Depois de uma refeição normal ou grande: “Se você estiver comendo uma refeição rica em carboidratos para obter energia, eu esperaria de 2 a 3 horas depois”, diz Abby Langer, autora de Good Food, Bad Diet. “Caso contrário, você pode se exercitar a qualquer momento após uma refeição, dependendo da sua tolerância”. St. Pierre também recomenda o mesmo, a menos que se exercitar com o estômago cheio não o incomode. Fique à vontade para consumir proteínas e carboidratos de acordo com o seu nível de conforto, especialmente se você planeja levantar peso.

Antes do exercício de alta intensidade: Nesse caso é preciso ter cautela. Se você está pronto para suar intensamente, talvez queira evitar uma refeição maior. “Exercícios de alta intensidade em particular muitas vezes exigem um período de espera mais longo para que a comida tenha a chance de começar a se mover para fora do estômago e para dentro do intestino delgado antes de começar a atividade”, diz St. Pierre.

Durante exercícios longos de resistência: Se você está treinando para uma maratona, triatlo ou qualquer outra corrida de resistência longa, pode precisar de um pouco de combustível extra durante o treinamento, dependendo da distância do seu treino naquele dia. Distâncias mais longas vão exigir algum tipo de combustível extra, geralmente na forma de carboidratos. Isso pode ser na forma de uma bebida esportiva, de acordo com a Cleveland Clinic. Caso tenha maiores dúvidas, consulte um treinador de corrida ou triatlo para descobrir exatamente quanto você deve consumir durante o treinamento de longa distância.

 

***

Fonte: Men’s Health